Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

EXCLUSIVO!

Lula deve assinar decreto que garante apoio federal à Ponte Salvador-Itaparica

Obra foi incluída no PPI e no PAC; decreto presidencial deve consolidar participação da União já na próxima semana

Por Victoria Isabel e Flávia Requião

29/08/2025 - 9:59 h | Atualizada em 29/08/2025 - 14:34
Ponte Salvador–Itaparica
Ponte Salvador–Itaparica -

O secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Casa Civil, Marcus Cavalcanti, confirmou, com exclusividade ao Portal A TARDE, que a Ponte Salvador–Itaparica foi qualificada tanto no PPI quanto no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Conformeantecipado por ele, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve assinar, já na próxima semana, o decreto que consolida o apoio do governo federal ao projeto.

A Ponte Salvador-Itaparica foi qualificada no PPI e no PAC. O presidente Lula deve estar editando o decreto na próxima semana, consolidando esse apoio do governo Federal. O Governo Federal vai apoiar financeiramente a concessão da Ponte
Marcus Cavalcanti - secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos

Cavalcanti ressaltou que a União irá apoiar financeiramente a concessão da obra, considerada uma das mais aguardadas da Bahia.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.
Marcus Cavalcanti, secretário especial do programa de parcerias de investimentos (PPI)
Marcus Cavalcanti, secretário especial do programa de parcerias de investimentos (PPI) | Foto: Shirley Stolze/ Ag A TARDE

O investimento prevê a ligação direta entre a capital baiana e a Ilha de Itaparica, reduzindo distâncias e integrando de forma mais rápida a Região Metropolitana de Salvador ao Recôncavo e ao Baixo Sul do estado.

Expectativa antiga

O governo da Bahia já tinha expectativas sobre a inclusão da Ponte Salvador–Itaparica entre os projetos contemplados pelo PAC. O secretário da Casa Civil do Estado, Afonso Florence, vinha demonstrando otimismo quanto ao apoio federal.

Em entrevistas, Florence destacou que o governador Jerônimo Rodrigues conversou diversas vezes com o presidente Lula, além de reuniões técnicas com a equipe da União e com o ministro Rui Costa.

Segundo ele, há uma sintonia entre a modernização do contrato do governo da Bahia com a Concessionária Ponte Salvador Itaparica (CPSI) e os trâmites necessários para viabilizar a participação da União.

“No momento adequado, do ponto de vista formal, para a contratação do aporte público previsto no contrato, o governo do Estado vai formalizar o pedido de participação do governo federal. Poderemos ter um cronograma assim que concluirmos o processo de modernização do contrato”, afirmou Florence.

Ponte Salvador-Itaparica

A ponte, que será a maior da América Latina com 12,4 km sobre a água, promete se tornar um marco da engenharia nacional. Seus mastros se elevarão a alturas que superarão grandes pontos turísticos de Salvador e do Brasil.

A expectativa é que os mastros principais da estrutura alcancem impressionantes 218 metros de altura, superando estruturas icônicas como o Elevador Lacerda (72 m), o Farol da Barra (62 m) e até o Cristo Redentor, reforçando o tamanho da obra e seu potencial de se tornar um novo cartão-postal da Bahia.

O projeto é fruto de uma Parceria Público-Privada (PPP) entre o Governo da Bahia e um consórcio chinês formado por dois grandes grupos que estão entre os maiores do mundo no segmento de construção e infraestrutura. São eles: China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC) e China Communications Construction Company (CCCC).

O investimento total previsto é de R$ 10,6 bilhões, com início das obras programado para 2026. A construção terá duração de cinco anos a partir da montagem do canteiro de obras que está prevista para este ano.

O que é o PPI

O Programa de Parcerias de Investimentos, atualmente coordenado pela Secretaria Especial do PPI da Casa Civil, tem como objetivo ampliar e fortalecer a interação entre o Estado e a iniciativa privada. Sua atuação concentra-se na estruturação e desenvolvimento de projetos voltados para a celebração de contratos de concessão, parcerias público-privadas (PPPs) e outras medidas de desestatização.

A estruturação de um projeto envolve a realização de estudos e a preparação de todos os requisitos necessários — como análises de engenharia, ambientais, jurídicas e econômico-financeiras — para que o poder público possa contratar, de forma segura e eficiente, um parceiro privado responsável pela execução do empreendimento.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por A TARDE (@atardeoficial)

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

concessão Ponte Salvador–Itaparica

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Ponte Salvador–Itaparica
Play

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja

Ponte Salvador–Itaparica
Play

Prefeito que votou em ACM Neto elogia Jerônimo: "Melhor governador"

Ponte Salvador–Itaparica
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Ponte Salvador–Itaparica
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

x