Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Desaprovação de Trump cresce e chega a 52,4% nos EUA, diz AtlasIntel

Negros e asiáticos são os públicos que mais rejeitam o presidente norte-americano

Por Lula Bonfim

18/03/2025 - 11:12 h
Trump falando a jornalistas durante entrevista coletiva nos EUA
Trump falando a jornalistas durante entrevista coletiva nos EUA -

Pela primeira vez desde que assumiu o governo dos Estados Unidos em janeiro, a desaprovação de Donald Trump superou a aprovação entre a população norte-americana. De acordo com a pesquisa do instituto AtlasIntel, publicada nesta segunda-feira, 17, a rejeição ao trabalho do presidente saltou de 49,7% para 52,4%, enquanto a aceitação caiu de 50,3% para 47,3%.

O pior desempenho de Trump é observado entre a população negra e asiática dos Estados Unidos, onde o presidente norte-americano obteve uma reprovação de 78,8% e 75,4%, respectivamente. O desempenho também é negativo entre os latinos, que dão 53,1% de rejeição ao governante do partido Republicano.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Donald Trump também não tem bom desempenho entre os mais jovens. Na população que possui entre 18 e 29 anos de idade, o presidente dos EUA chega a 56% de reprovação. Já entre aqueles que possuem de 30 a 44 anos, o resultado é ainda pior para o republicano: 84,1% de rejeição.

Leia Também:

Por outro lado, Trump é bem recebido entre a população branca, que dá 51,5% de aprovação ao presidente, e pelos mais velhos. Na faixa etária entre 45 e 64 anos, 55,2% aprovam o republicano; enquanto, dentre os idosos com 65 anos de idade ou mais, o trabalho do governante é avaliado positivamente por 55,9%.

Outro recorte que marca a diferença do eleitorado norte-americano é o educacional. Dentre aqueles que possuem ensino superior ou graduação maior, 59% reprovam Donald Trump. Já aqueles que não chegaram à universidade avaliam melhor a gestão trumpista, com 53,2% de aprovação.

Avaliação pessoal

Quando perguntados sobre a performance pessoal do presidente Donald Trump, a maioria dos entrevistados segue avaliando negativamente o governante. Ruim e péssimo somaram 51,9% das respostas, enquanto 45,5% responderam que consideram o desempenho do republicano ótimo ou bom. Apenas 2,6% apontaram o gestor como regular.

Esse quadro também aponta uma piora da avaliação de Trump. No levantamento de fevereiro, ruim e péssimo somavam 47,4%, em um empate técnico com o ótimo ou bom, que chegaram a 46,3%. No mês anterior, 6,2% apontaram o desempenho pessoal do presidente como regular.

A pesquisa entrevistou 2.550 adultos norte-americanos entre os dias 7 e 12 de março de 2025. A margem de erro do levantamento é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, enquanto o nível de confiança está estabelecido em 95%.

O Instituto AtlasIntel foi o único a apontar tanto a virada como a vitória do atual governador Jerônimo Rodrigues (PT) sobre o ex-prefeito ACM Neto (União Brasil), nas eleições de 2022. No cenário internacional, cravou os resultados do primeiro e segundo turnos na Argentina e acertou os cenários das eleições presidenciais da Colômbia em 2022 e dos Estados Unidos em 2020.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

AtlasIntel Donald Trump estados unidos mundo Política

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Trump falando a jornalistas durante entrevista coletiva nos EUA
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Trump falando a jornalistas durante entrevista coletiva nos EUA
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

Trump falando a jornalistas durante entrevista coletiva nos EUA
Play

Ponte Salvador-Itaparica: o segredo por trás da construção sobre o mar

Trump falando a jornalistas durante entrevista coletiva nos EUA
Play

Ponte Salvador–Itaparica deve se tornar novo cartão-postal da Bahia

x