Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

POLÍTICA

Desembargador acusado de xenofobia é relator de ação contra Moro

Em sessão do TJ-PR, magistrado disse que o Paraná "tem nível cultural superior ao Norte e Nordeste"

Da Redação
Por Da Redação
| Atualizada em
PL pede cassação do mandato de Moro por prática de caixa dois e abuso de poder econômico
PL pede cassação do mandato de Moro por prática de caixa dois e abuso de poder econômico -

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Mário Helton Jorge, é relator de uma ação que envolve o senador Sérgio Moro (União Brasil) e tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). O magistrado foi acusado de xenofobia após declarações menosprezado as regiões Norte e Nordeste do país.

No processo, o Partido Liberal (PL), de Valdemar Costa Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, pede a cassação do mandato do ex-juiz da Operação Lava Jato por suposta prática de caixa dois e abuso de poder econômico em sua campanha ao Senado Federal.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Durante uma sessão da 2ª Câmara Criminal, realizada na última quinta-feira, 13, em Curitiba, o relator da ação disse que o Paraná "tem nível cultural superior ao Norte e Nordeste" e que também não possui o "jogo político dos outros estados".

Na ocasião, o magistrado disse que as pessoas lembram da Lava Jato, do Petrolão e do Mensalão, mas que ele muitas vezes nem consegue dormir.

"Porque é uma roubalheira generalizada. E isso, no Paraná, que é um estado com um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um estado que não tem esse jogo político dos outros. Aqui, no Paraná, é uma vergonha", declarou.

Em nota, Mário Helton Jorge disse que as declarações faziam referência à corrupção brasileira. O TJ-PR afirmou que as palavras do magistrado foram ditas em um contexto de "crítica ao próprio estado do Paraná, que sofre com a corrupção".

"Não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região. O magistrado lamenta o ocorrido e pediu sinceras desculpas pelo comentário", diz trecho da nota divulgada pelo Tribunal.

Mário Helton Jorge ingressou na magistratura em junho de 1990, nomeado para a comarca de Toledo, no oeste do Paraná, e foi promovido a desembargador do TJ-PR em outubro de 2008.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Mário Helton Jorge sergio moro TJPR xenofobia

Relacionadas

Mais lidas