Desembargador acusado de xenofobia é relator de ação contra Moro | A TARDE
Atarde > Política

Desembargador acusado de xenofobia é relator de ação contra Moro

Em sessão do TJ-PR, magistrado disse que o Paraná "tem nível cultural superior ao Norte e Nordeste"

Publicado segunda-feira, 17 de abril de 2023 às 10:10 h | Atualizado em 17/04/2023, 10:29 | Autor: Da Redação
PL pede cassação do mandato de Moro por prática de caixa dois e abuso de poder econômico
PL pede cassação do mandato de Moro por prática de caixa dois e abuso de poder econômico -

O desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR), Mário Helton Jorge, é relator de uma ação que envolve o senador Sérgio Moro (União Brasil) e tramita no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR). O magistrado foi acusado de xenofobia após declarações menosprezado as regiões Norte e Nordeste do país.

No processo, o Partido Liberal (PL), de Valdemar Costa Neto e do ex-presidente Jair Bolsonaro, pede a cassação do mandato do ex-juiz da Operação Lava Jato por suposta prática de caixa dois e abuso de poder econômico em sua campanha ao Senado Federal.

Durante uma sessão da 2ª Câmara Criminal, realizada na última quinta-feira, 13, em Curitiba, o relator da ação disse que o Paraná "tem nível cultural superior ao Norte e Nordeste" e que também não possui o "jogo político dos outros estados".

Na ocasião, o magistrado disse que as pessoas lembram da Lava Jato, do Petrolão e do Mensalão, mas que ele muitas vezes nem consegue dormir.

"Porque é uma roubalheira generalizada. E isso, no Paraná, que é um estado com um nível cultural superior ao Norte do país, ao Nordeste, etc. É um estado que não tem esse jogo político dos outros. Aqui, no Paraná, é uma vergonha", declarou.

Em nota, Mário Helton Jorge disse que as declarações faziam referência à corrupção brasileira. O TJ-PR afirmou que as palavras do magistrado foram ditas em um contexto de "crítica ao próprio estado do Paraná, que sofre com a corrupção".

"Não houve intenção de menosprezar ou estabelecer comparação de cunho preconceituoso contra qualquer pessoa, instituição ou região. O magistrado lamenta o ocorrido e pediu sinceras desculpas pelo comentário", diz trecho da nota divulgada pelo Tribunal.

Mário Helton Jorge ingressou na magistratura em junho de 1990, nomeado para a comarca de Toledo, no oeste do Paraná, e foi promovido a desembargador do TJ-PR em outubro de 2008.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS