Busca interna do iBahia
HOME > ELEIÇÕES
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

ELEIÇÕES

AtlasIntel/A TARDE: Transferência de votos deve ter peso reduzido

Pesquisa AtlasIntel/A TARDE questionou aos eleitores o que eles acham de outros governantes

Alan Rodrigues

Por Alan Rodrigues

08/04/2024 - 0:00 h | Atualizada em 23/04/2024 - 15:29
Imagem ilustrativa da imagem AtlasIntel/A TARDE: Transferência de votos deve ter  peso reduzido
-

A pesquisa AtlasIntel/A TARDE também perguntou aos eleitores o que eles acham de outros governantes e os resultados mostraram que a transferência de votos terá um peso reduzido nas eleições municipais, onde o cenário local será mais decisivo.

O presidente Lula (PT) é aprovado por 59% dos eleitores pesquisados. O governador Jerônimo Rodrigues (PT), tem 46% de aprovação e o prefeito de Camaçari, Elinaldo Araújo (União Brasil), 31%. No caso de Elinaldo, a desaprovação de 56% casa com os 44% de intenções de voto de Flávio Matos.

Tudo sobre Eleições em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Mas, a avaliação de Lula fica quase 10 pontos acima do percentual de votos declarados para Caetano. Quando se trata da imagem dos líderes políticos, a discrepância é ainda maior. Rui Costa (PT), ex-governador e ministro da Casa Civil, aparece com 62%, à frente de Lula, com 60%. Caetano, com 50%, também supera o governador Jerônimo Rodrigues.

“Lula e Rui Costa aparecem muito acima de Caetano, e no contexto de Camaçari, hoje, o que predomina é o cenário local”, pontua Andrei Roman. Flávio Matos tem uma imagem positiva para 35% dos eleitores, mas 25% não souberam opinar, o que deixa espaço para crescimento ao longo da disputa eleitoral.

Nesse contexto, é importante lembrar que, em Camaçari, Acm Neto (União Brasil) venceu as eleições de 2022 para o governo estadual com 57,41% dos votos, contra 42,59% de Jerônimo Rodrigues no 2º turno. Para presidente, Lula teve 67,21% dos votos. Segundo a pesquisa, no atual cenário, nem Caetano e nem Flávio conseguiriam repetir o desempenho dos seus correligionários.

Algumas evidências do caráter peculiar da eleição municipal podem ser extraídos a partir dos cruzamentos obtidos pela pesquisa. Entre os que votaram em Lula em 2022, 78,4% votariam em Caetano, mas 20,5% declararam voto em Flávio Matos. O candidato de oposição tem 85,6% da preferência dos eleitores que votaram em Bolsonaro. Destes, apenas 3,5% votariam em Caetano.

Quando se cruzam os votos para governador, 20,9% dos que declararam ter votado em ACM Neto votariam em Caetano e 73,7% em Flávio. Entre os eleitores de João Roma, Caetano tem 18,7% de intenções de voto e Flávio Matos, 60,3%. Já entre os que votaram em Jerônimo, a adesão é maciça a Caetano, 97,1%, com apenas 2,7% declarando voto em Flávio Matos, que tem como desafio ampliar sua participação no eleitorado de Neto e Roma.

Na prática, como ACM Neto e João Roma possuem certa ascensão sobre seus eleitores, umas das estratégias que poderá impactar fortemente no próximo pleito será ambos os líderes convencerem os 20,9% e 18,7%, respectivamente, a migrarem de Caetano para Flávio Matos. Essa estratégia, em tese, não seria tão eficaz caso Jerônimo decidisse entrar de cabeça na disputa local, visto que apenas 2,7% de seus eleitores estariam dispostos a votar no concorrente de Caetano.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

A TARDE AtlasIntel eleitores governantes Pesquisa transferência de votos

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Ministro do TSE adia julgamento do processo de Jânio Natal

Play

Em medida inédita, SSP testa drones para segurança no 2° turno

Play

“Salvador merece muito mais”, diz Bruno Reis após vitória

x