CASADINHA
Voto ideológico é forte na Bahia, diz cientista político
Um percentual baixo de eleitores pensa em “casadinha” Lula-Roma ou Bolsonaro-Jerônimo
Por Lucas Franco
A vinculação dos candidatos a governador Jerônimo Rodrigues (PT) e João Roma (PL) aos seus respectivos aliados, Lula (PT) e Bolsonaro (PL), faz com que seja difícil que o mesmo eleitor esteja decidido a votar, por exemplo, em Lula e Roma, ou em Bolsonaro e Jerônimo.
Fugindo à regra, uma mulher no extremo sul do estado, que não quis se identificar, disse que rechaça totalmente Jair Bolsonaro e ACM Neto (UB), mas por não estar segura na escolha de Jerônimo, pensa em adotar a incomum combinação “Lula-Roma”.
“Desejo que prevaleçam as decisões de Lula, o perfil ideológico de Lula e acredito que em uma democracia tem que ter oposição”, disse a moradora do extremo-sul, que em 2018 votou em Fernando Haddad (PT) para presidente e Rui Costa (PT) para governador, ao A TARDE. “Para presidente, é convicção. Para governador, ainda é possível mudar, porque não é um voto fácil”, completou.
O voto casado entre correligionários ou ao menos entre “não-inimigos”, no entanto, tem mostrado ser tendência nas pesquisas mais recentes. Após as aparições na TV e discursos de Lula transmitidos com referência à campanha estadual, Jerônimo Rodrigues assumiu a liderança nas intenções de voto na pesquisa da Atlasintel/Grupo A TARDE, publicada na quinta-feira, 22.
Cientista político e professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Claudio André de Souza enxerga que o voto ideológico, que segue a tendência ideológica do eleitor, pode crescer no estado, o que tornam raras as escolhas como a da moradora do extremo-sul.
“Por um lado, Jerônimo é uma liderança nova do ponto de vista eleitoral, enquanto ACM Neto já está mais consolidado. No entanto, a gente percebe que o PT tem 30%, 40% de apoio da população. Então é um caso do eleitorado indo para esse caminho mais ideológico”, explica.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes