ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Bolsonaro critica Moraes por vetar ações contra pesquisas
Presidente da República disse que decisão beneficia Lula
Por Da Redação
Jair Bolsonaro (PL) criticou na manhã desta sexta-feira, 14, a decisão do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, de vetar inquéritos da Polícia Federal (PF) e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) que visam investigar o trabalho de institutos de pesquisa.
Para o presidente da República, a decisão favorece seu adversário no segundo turno, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que no dia 2 de outubro alcançou 57.259.504 votos, equivalente a 48,4% dos votos válidos. "Institutos vão continuar mentindo, e nessas mentiras quantos votos não arrastam pro outro lado? Geralmente, vota em quem tá ganhando", disse ao podcast Paparazzo Rubro-Negro o candidato que teve 51.072.345 eleitores no primeiro turno, o que equivaleu a 43,2% dos votos válidos.
No despacho assinado nesta quinta-feira, 13, Alexandre de Moraes considerou os procedimentos como uma "evidente usurpação da competência" do TSE e apontou "incompetência absoluta" e "ausência de justa causa” da PF e do Cade.
De acordo com ele, as medidas "parecem demonstrar a intenção de satisfazer a vontade eleitoral manifestada pelo chefe do Executivo e candidato à reeleição, podendo caracterizar, em tese, desvio de finalidade e abuso de poder por parte de seus subscritores".
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes