Urna é segura como calculadora, diz Lewandowski: “Quem duvida dela?” | A TARDE
Atarde > Eleições 2024 > Eleições presidenciais

Urna é segura como calculadora, diz Lewandowski: “Quem duvida dela?”

Ministro do STF diz que “ninguém duvida do lojista calculando valor da compra na calculadora"

Publicado sábado, 24 de setembro de 2022 às 10:57 h | Atualizado em 24/09/2022, 11:32 | Autor: Da Redação
"As urnas somam quantos votos cada candidato teve, e fazem a soma", disse Ricardo Lewandowski
"As urnas somam quantos votos cada candidato teve, e fazem a soma", disse Ricardo Lewandowski -

Para defender a confiabilidade das urnas e do sistema eleitoral, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, fez uma comparação delas com as calculadoras usadas por comerciantes em seus pontos de venda. 

Em palestra para empresários em São Paulo, nesta sexta-feira, 23, o ministro, que já presidiu o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que o mercado financeiro opera com sistemas muito mais complexos que o eleitoral para fazer a transferência de valores bilionários e que a simplicidade das urnas tem correlações com outros objetos.

“Não têm segredo nenhum. Quando vamos a uma loja, vemos o lojista calculando o valor, e nunca duvidamos daquela somatória. Por que haveríamos de duvidar dessa maquininha [a urna eletrônica] de calcular, que no momento de sua operação está totalmente desvinculada da internet?”, disse Lewandowski

“As urnas somam quantos votos cada candidato teve, e fazem a soma. Podem tomar sol, chuva, cair de uma altura de quatro metros sem sofrer qualquer dano. Podem ser transportadas de barco, de caminhão e de helicóptero aos mais longínquos rincões do país”, completou o ministro do STF.

Publicações relacionadas