ARACI
MP Eleitoral abre investigação sobre possível fraude de Zelito Maia
Irmão do deputado federal Ricardo Maia teria falsificado assinatura em contrato de aluguel
Por Da Redação
O Ministério Público Eleitoral (MPE) abriu uma investigação contra o empresário Zelito Maia (MDB), pré-candidato à prefeitura de Araci. A suspeita é que o emedebista tenha cometido fraude, falsificando uma assinatura em um contrato de aluguel.
Zelito Maia, que é irmão do deputado federal Ricardo Maia (MDB), usou o contrato de aluguel para justificar a mudança de seu domicílio eleitoral, de Ribeira do Pombal, onde ele nasceu, para Araci.
A denúncia foi feita no mês passado pelo diretório do PSD de Araci, sendo aceita pelo promotor Tarcisio Almeida, da 123ª Zona Eleitoral, sediada no município. A delegacia da cidade já está fazendo oitivas a pedido do MPE. Zelito também será interrogado.
A denúncia se baseia numa perícia particular feita pela professora e doutora Adriana Santana, especialista em documentoscopia. Ela analisou o contrato de aluguel apresentado por Zelito.
O documento estipula um período de locação de 11/09/2023 a 11/09/2024. De acordo com a denúncia, o pré-candidato chegou recentemente à cidade com um caminhão de mudança, causando estranhamento no eleitorado do município.
“Não é possível atestar a veracidade das assinaturas digitais atribuídas a José Edson Brito Maia Filho [Zelito Maia], constantes nas quatro páginas do documento [contrato de locação de imóvel] devido à perda de atributos necessários para a avaliação das assinaturas digitais”, avaliou a perita.
Adriana Santana informou ainda que, ao utilizar diversas metodologias para verificar a autenticidade da assinatura de Zelito, ficou constatado que a mesma “contém dados incorretos, não reconhecidos, danificados ou suspeitos”. Ela apontou também indicações de fraude nas assinaturas das testemunhas do contrato de locação.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes