JUAZEIRO
PCdoB lançará pre-candidatura de Zó nesta sexta, 17
Partido lança seu candidato para o pleito eleitoral e agora busca por consenso na federação
Por Fernando Valverde
O PCdoB marcou para esta sexta-feira, 17, o lançamento da pré-candidatura do deputado estadual Zó à Prefeitura de Juazeiro, quinto maior município da Bahia. O evento contará com a presença das principais lideranças do partido e de outras siglas.
A busca por um consenso dentro da base governista na eleição de Juazeiro vinha sendo tema de debate para o pleito juazeirense, já que as três siglas que compõem a federação PT - PCdoB - PV apresentaram seus nomes.
O lançamento da candidatura de Zó ocorre três dias após a Executiva nacional do PT referendar a pré-candidatura do ex-prefeito Isaac Carvalho. Além disso, o PV já pontuou que espera que o deputado estadual Roberto Carlos seja o escolhido pela federação, que pela regra eleitoral só poderá ter um candidato na eleição de outubro.
"Dentro da federação, a situação em Juazeiro ainda segue indefinida. Esperamos que haja um entendimento antes do prazo das convenções, que acontecem entre julho e agosto. Amanhã, reafirmaremos nossa posição de que Zó deve encabeçar a chapa, um quadro político que tem projeto para resgatar o município diante da péssima gestão atual. Trata-se de um nome agregador e competitivo", disse o presidente do PCdoB da Bahia, Geraldo Galindo.
Zó afirmou vai lançar o programa Movimento Por Juazeiro, que vai focar em um plano de governo participativo, e reiterou que espera a definição pelo seu nome dentro da federação, independente da situação política de Isaac de Carvalho, que tem tido sua candidatura contestada por adversários, que alegam que o ex-prefeito estaria inelegível devido a uma ação de improbidade administrativa, que já teria tramitado em julgado no Superior Tribunal de Justiça.
"Acho que tem de perguntar a ele. Mas essa questão da inelegibilidade só é vista depois do registro da candidatura, pelo Ministério Público Eleitoral, Justiça Eleitoral ou adversários, que devem se manifestar. Com relação a minha pessoal, todo mundo sabe que tenho totais condições de ser candidato, tanto do ponto de vista político quanto jurídico", concluiu.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes