ELEIÇÕES 2022
TSE vai votar restrições de porte de armas nas eleições
Assunto será debatido pelos ministros na sessão do tribunal na próxima terça-feira, 30
Por Da Redação
Na sessão da próxima terça-feira, 30, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votará a proposta de restringir o porte de armas para a categoria de caçadores, atiradores e colecionadores (CACs) no dia 2 de outubro — data da votação do primeiro turno.
O tribunal vai se debruçar sobre uma consulta apresentada por parlamentares da oposição, no início de julho, na qual eles pedem que nos dias 2 e 30 de outubro seja proibida a circulação de pessoas portando armas, inclusive na entrada dos locais de votação e seções eleitorais.
O tema, quem como relator o vice-presidente da Corte Eleitoral, o ministro Ricardo Lewandowski, foi colocado na pauta do TSE um dia após Moraes se encontrar com os 23 comandantes de Polícias Militares estaduais para discutir, entre outros pontos, o porte de armas no dia das eleições.
Leia mais -> Eleitores deverão entregar celular a mesário antes de votar, diz TSE
Leia mais -> “Tropas estão sob controle”, garantem comandantes das PMs ao TSE
O TSE, no entanto, não pode criar normas, só tem poder regulamentar. O que significa que a resposta do tribunal deve se dar no sentido de dizer como as leis em vigor se aplicam.
O Código Eleitoral diz, por exemplo, que “a força armada conservar-se-á a cem metros da seção eleitoral e não poderá aproximar-se do lugar da votação, ou nele penetrar, sem ordem do presidente da mesa”.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes