GRUPO NO WHATSAPP
Empresários defendem golpe de Estado caso Lula seja eleito, diz site
Em grupo no aplicativo de mensagens, empresários criticam atuação do TSE e a urna eletrônica
Por João Guerra
A coluna Guilherme Amado, do site Metrópoles, publicou nesta quarta-feira, 17, uma série de prints de conversas em um grupo de whatsapp na qual empresários defensores do presidente Jair Bolsonaro (PL) defendem um golpe de Estado, caso o Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vença as eleições deste ano.
O grupo “Empresários & Política” foi criado no ano passado e nas conversas publicadas pelo site é possível ver a defesa explícita, por parte de alguns integrantes de um golpe, além de ataques sistemáticos ao Supremo Tribunal Federal (STF) e ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo a coluna, a defesa de golpe ficou explícita no final de julho, quando um empresário carioca do ramo imobiliário disse que prefere a ruptura democrática a ver Lula voltar ao Planalto.
“Golpe foi soltar o presidiário!!! Golpe é o ‘supremo’ agir fora da constituição! Golpe é a velha mídia só falar merda”, respondeu um empresário da área de materiais esportivos.
“O golpe teria que ter acontecido nos primeiros dias de governo. [Em] 2019 teríamos ganhado outros 10 anos a mais”, publicou um empresário gaúcho do ramo de imóveis de luxo.
As conversas também colocam em dúvida o desempenho das urnas eletrônicas como método de votação nas eleições brasileiras e, além disso, atacam as pesquisas eleitorais.
“O TSE é uma costela do Supremo, que tem 10 ministros petistas. Bolsonaro ganha nos votos, mas pode perder nas urnas. Até agora, milhões de votos anulados nas últimas eleições correm em segredo de Justiça. Não houve explicação”, escreveu um empresário da área de administração de shopping centers.
“Todo esse desserviço à democracia dos 3 ministros do TSE/STF faz somente aumentar a desconfiança de fraudes preparadas por ocasião das eleições. O Datafolha infla os números de Lula para dar respaldo ao TSE por ocasião do anúncio do resultado eleitoral”, dizia a postagem de outro empresário.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes