INVESTIMENTO
Estaleiro Enseada: embarcações receberão nomes de ritmos brasileiros
Christophe celebrou o momento como um passo importante no fortalecimento da indústria naval e offshore do Brasil

Por Andrêzza Moura e Leilane Teixeira

A cerimônia que marcou a retomada do Estaleiro Enseada, em Maragogipe, na Bahia, contou com a presença deChristophe Vancauwenbergh, CEO da Compagnie Maritime Monégasque (CMM), grupo marítimo holandês-brasileiro, especializado em operações offshore e de transporte marítimo,
Durante seu discurso, o CEO falou sobre o orgulho de firmar parceria e celebrou o momento como um "passo importante" no fortalecimento da indústria naval e offshore do Brasil.
"É com muito orgulho que estou aqui hoje, na Enseada, para celebrar um passo importante no fortalecimento da indústria naval e offshore do Brasil. Com a assinatura deste contrato, damos início à construção de seis grandes embarcações multifuncionais do tipo ORSV, com capacidade de recolhimento de óleo, que operarão sob contrato de 12 anos com a Petrobras",
As embarcações, segundo ele, representam:
- confiança;
- cooperação;
- inovação;
- e reune tecnologia de ponta e compromisso com a sustentabilidade.
Ritmo brasileiro
O CEO revelou ainda que batizou as embarcações em ritmos brasileiros.
"A CMM Offshore se orgulha de fazer parte desta parceria ao lado da Petrobras, da Enseada, da Tenenge, da Kongsberg e da Wärtsilä — empresas que compartilham a mesma visão de futuro para o setor. E para homenagear este projeto e o Brasil que o inspira, decidimos batizar as embarcações com nomes de ritmos brasileiros — símbolos da diversidade, da energia e da alegria do nosso povo.
Leia Também:
Sistema de compulsão
Durante o evento, Christophe revelou que as embarcações contarão com sistemas de propulsão híbridos, capazes de reduzir o consumo de combustível em mais de 30%, e foram projetadas para, no futuro, poder operar também com biocombustíveis, como o etanol, ampliando ainda mais a redução das emissões.
"Serão construídas aqui, na Bahia, por mãos brasileiras, fortalecendo o desenvolvimento local, gerando empregos e reafirmando o nosso orgulho nacional".
Por mim, ele agradeceu ao presidente Lula pela confiança e incentivo à indústria naval.
"Quero agradecer ao presidente Lula pela confiança e pelo incentivo à indústria naval; à Petrobras, em nome da sua presidente, Magda Chambriard, pela parceria e pela visão de longo prazo; e a todos os profissionais que tornam este projeto possível. Na CMM Offshore, acreditamos que progresso e sustentabilidade caminham juntos — e é com esse espírito de parceria que seguimos construindo o futuro do Brasil".Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes