POLÍTICA
Esplanada dos Ministérios deve ser fechada para posses no Congresso
Medida é uma prevenção a possíveis atentados como os ocorridos no dia 8 de janeiro
Por questões de segurança, a Esplanada dos Ministérios deve ser fechada na próxima quarta-feira, 1º de fevereiro, para a posse dos deputados federais e senadores. A medida é uma prevenção a possíveis atentados, como os ocorridos no dia 8 de janeiro na Praça dos Três Poderes, também em Brasília.
A necessidade de fechar a Esplanada no dia da investidura dos parlamentares foi discutida em reunião entre os governos federal, distrital, policiais legislativos e do Supremo Tribunal Federal (STF). O objetivo é garantir a ordem nos espaços públicos e a integridade do Congresso Nacional.
"A tendência é de que, no dia 1º de fevereiro, haja o fechamento total da Esplanada. (…) Não acreditamos que haverá manifestações dessa natureza, de centenas ou de milhares de pessoas, porém, a estas alturas, tendo em vista o extremismo de pequenos segmentos sociais, a prudência indica que esse deve ser o caminho", declarou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, durante reunião com representantes das Secretarias de Segurança estaduais e distrital, nesta quinta-feira, 26.
Dino afirmou, ainda, que o governo Lula (PT) deve encaminhar o pacote "antigolpe" com propostas legislativas para a segurança e a defesa do Estado Democrático de Direito. O projeto inclui a criação da Guarda Nacional, o aumento da pena para quem participa e financia atos antidemocráticos, além de responsabilização de plataformas por crimes nas redes sociais.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes