Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Famílias podem passar a ter isenção na conta de luz; veja quem tem direito

Proposta deve ser encaminhada nesta quarta, 21, para o Senado

Redação

Por Redação

21/05/2025 - 6:40 h | Atualizada em 21/05/2025 - 7:53
Conta de luz
Conta de luz -

O Senado Federal deve receber nesta quarta-feira, 21, uma medida provisória que prevê a isenção do pagamento de energia elétrica para até 60 milhões de pessoas. O MP será apresentado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

Leia Também:

Conforme apuração da CNN, o encontro está marcado para às 11h, no Palácio do Planalto. Gleisi Hoffmann, ministra das Relações Institucionais, e líderes do governo no Congresso também devem participar da reunião.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Reforma do Setor Elétrico

O governo vem elaborando a chamada “Reforma do Setor Elétrico” há meses. Segundo detalha o Ministério de Minas e Energia, a medida busca modernizar e tornar o sistema elétrico brasileiro mais eficiente, justo e sustentável.

A pasta explicou que a reforma apresenta “uma nova política que se apoia em três pilares fundamentais: justiça tarifária, liberdade para o consumidor e equilíbrio para o setor”.

“É um passo importante para consolidar um setor elétrico mais justo, eficiente e alinhado às necessidades do país. Com a implementação dessas mudanças, o Brasil avançará rumo a um sistema energético mais sustentável, acessível e preparado para os desafios do futuro”, afirma o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

A proposta já passou pelo crivo do presidente Lula, mas pode sofrer novos ajustes, a depender da avaliação do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

Confira os eixos da medida:

Eixo 1 – Justiça Tarifária

A primeira prioridade da reforma é promover a justiça tarifária, garantindo que todos os consumidores tenham acesso efetivo à eletricidade. As medidas aprimoram a Tarifa Social e criam o Desconto Social de Energia Elétrica, reduzindo o impacto das contas de energia no orçamento de milhares de famílias.

Eixo 2 – Liberdade para o Consumidor

O segundo eixo é a liberdade para o consumidor, que passará a ter maior autonomia na escolha de fornecedores e na contratação de energia – inclusive com a possibilidade de optar pelo tipo de fonte.

A mudança visa estimular a concorrência, incentivar a inovação e oferecer opções mais acessíveis e personalizadas, promovendo um mercado mais dinâmico e competitivo.

Eixo 3 – Equilíbrio para o Setor

O terceiro e último pilar busca estabelecer um equilíbrio sustentável para o setor elétrico, promovendo a segurança no abastecimento, a atração de investimentos e a integração de fontes renováveis de energia. A proposta também contempla mecanismos que garantam a estabilidade financeira das distribuidoras e geradoras, além de estimular a eficiência operacional.

Quem tem direito

A reforma estabelece um desconto integral na conta de luz para a população que consume até 80 kWh por mês e sigam os seguintes requisitos:

  • famílias do CadÚnico com renda mensal de até meio salário mínimo per capita;
  • pessoas com deficiência ou idosos inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC);
  • e famílias indígenas ou quilombolas do CadÚnico.

Para entrar em vigor, a MP precisa ser aprovada pela Câmara dos Deputados e pelo Senado Federal em até 120 dias. Se não for votada, perde a validade.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

conta de luz equilíbrio do setor Famílias de baixa renda isenção de energia Isenção na conta de luz Lula Senado Federal

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Conta de luz
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Conta de luz
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Conta de luz
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Conta de luz
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x