TRATATIVAS
FUP e Sindipetro reafirmam pacto sobre recompra da RLAM
Possibilidade de recompra pela Petrobras tem sido levantada
A Federação Única dos Petroleiros (FUP) e o Sindicato dos Petroleiros (Sindipetro-BA) reafirmaram seus posicionamentos para as negociações, no caso de uma recompra da Refinaria Landulpho Alves, em São Francisco do Conde, que hoje pertence à Acelen, pela Petrobras.
A direção do Sindipetro informou, em nota à imprensa, que definiu em reunião realizada pela Diretoria Executiva, as diretrizes traçadas para as tratativas. Entre os pontos destacados, está o retorno dos servidores transferidos após a privatização da refinaria, vendida em 2021, durante o governo Jair Bolsonaro (PL).
"É neste novo contexto de possível retomada da Refinaria – que, ao ser confirmada, será uma grande vitória por nossa constante luta pela soberania nacional – a direção do Sindipetro-BA tomou importantes decisões como reforçar sua defesa para o retorno de todos os trabalhadores e trabalhadoras da Petrobrás, oriundos(as) da RLAM, FAFEN e UN-BAHIA, que desejarem retornar para a Bahia, sem abrir mão da garantia de manutenção dos empregos das atuais trabalhadoras e trabalhadores, próprios e terceirizados, contratados(as) pela Acelen, empresa que hoje administra a refinaria após a privatização", diz trecho do comunicado.
As duas instituições também devem reivindicar a manutenção dos empregos, evitando demissões em massa após a reestatização da refinaria. O Sindipetro também se comprometeu a entregar uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), durante a Plenafup, no dia 27 deste mês, com todos os pontos elaborados acerca do tema.
>> Juiz manda remover conteúdo ofensivo contra prefeita das redes sociais
>> "Visa apenas o lucro”, dispara economista sobre Acelen na Bahia
"Estas bandeiras de luta serão defendidas não apenas no campo sindical, mas principalmente no campo político e corporativo. A entidade sindical já enviou ofício à Petrobrás, solicitando reunião com a Diretoria de Processos Industriais, com a participação da FUP, para tratar do assunto relacionado à possível aquisição da RLAM. O Sindipetro também está encaminhando à Presidência da Petrobrás, à Diretoria Corporativa, à Diretoria de Processos Industriais e à Diretoria de E&P, documento com a referida posição da entidade. Além disto, o Sindicato vai entregar uma carta ao Presidente Lula, em mãos, durante a Plenafup, no dia 27/08, constando essas reivindicações e a posição firme do Sindipetro em relação ao assunto", diz outro trecho da nota.
Assuntos relacionados
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro