Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

JUSTIÇA

Gilmar Mendes revela uso de cannabis medicinal: "Atenuar dores"

Ministro do STF criticou a chamada "guerra às drogas" e citou Portugal como modelo de políticas para o Brasil

Yuri Abreu
Por
Ministro do STF, Gilmar Mendes
Ministro do STF, Gilmar Mendes -

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, revelou ter utilizado cannabis medicinal para tratamento de dores quando esteve em Portugal. Ele teceu críticas ao que chamou de "guerra total às drogas" e citou o país europeu como referência.

"Eu já comprei em Portugal numa loja para fins de atenuar dores", disse Mendes em entrevista ao podcast Cannabis Hoje, veiculada na terça-feira, 31. "Fiquei com boa impressão e comprei também para uma pessoa amiga que estava sofrendo de dores", completou o ministro.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Críticas à guerra às drogas no Brasil

O ministro apresentou a posição dele sobre a política de drogas no contexto da decisão da Corte sobre a descriminalização do porte de cannabis para uso pessoal. Em julho de 2024, o Supremo estabeleceu que devem ser classificados como usuários aqueles que portarem até 40 gramas.

Conforme a medida, pessoas nessa condição flagradas com maconha não serão mais submetidas à prestação de serviços à comunidade, mas a medidas sem caráter penal, como comparecimento a cursos educativos ou advertências sobre o uso de drogas.

Leia Também:

POLÍTICA

Gilmar Mendes é detonado após comemorar retorno de Cuca ao Santos
Gilmar Mendes é detonado após comemorar retorno de Cuca ao Santos imagem

JUSTIÇA

O recado de Gilmar Mendes ao STF e a PF com o voto de Daniel Vorcaro
O recado de Gilmar Mendes ao STF e a PF com o voto de Daniel Vorcaro imagem

JUSTIÇA

Chapada Diamantina conquista direito ao cultivo de Cannabis medicinal
Chapada Diamantina conquista direito ao cultivo de Cannabis medicinal imagem

“A rigor, esse foi um passo importante, mas é só um passo. Estamos tentando redefinir uma adequada política de drogas, talvez marcando uma ruptura com aquela mensagem de guerra total às drogas”, afirmou Gilmar.

“Se pensarmos nas gerações de juízes, promotores e delegados que foram treinados nessa ideia de combate radical às drogas, com todas as consequências maléficas, trata-se de uma mudança não só jurídica, mas cultural”, acrescentou o magistrado.

Exemplo

Também na entrevista, Gilmar Mendes citou Portugal como modelo para a política de drogas no Brasil.

“Portugal é um case de sucesso. O que implica a adoção desse modelo? Implica uma reconcepção de todo o modelo repressivo e algumas medidas que já estão sendo feitas no Brasil (…) Portugal não tem grandes cartéis, nem grandes organizações envolvidas nesse processo. Tem uma vida normal”, declarou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

cannabis medicinal, Gilmar Mendes STF

Relacionadas

Mais lidas