POLÍTICA
Guerra ao CV: Castro quer sanções econômicas dos EUA e ajuda de Trump
Relatório entregue a governo dos EUA quer inclusão de facção em grupo seleto

Por Yuri Abreu

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), quer que a gestão do presidente dos EUA, Donald Trump, inclua o Comando Vermelho na lista de organizações narcoterroristas, a exemplo dos cartéis Tren de Aragua (Venezuela) e Los Zetas (México).
Além da inclusão na lista, o governo do liberal quer que a Casa Branca apliquem às facções criminosas as sanções previstas para esse tipo de organização.
No início de 2025, o governo do Rio, segundo a colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo, entregou à embaixada dos Estados Unidos no Brasil um relatório em que lista o que seriam os benefícios da mudança de classificação.
No documento confidencial intitulado “Análise Estratégica: Inclusão do Comando Vermelho nas listas de sanções e designações dos EUA”, a gestão Castro argumenta que “a crescente sofisticação, transnacionalidade e brutalidade do Comando Vermelho colocam esta organização dentro dos critérios estabelecidos pelas autoridades dos EUA para sanções econômicas, designações terroristas e bloqueio de ativos”, conforme exigido pelo marco legal do país.
Leia Também:
O relatório afirma ainda que a designação como organização terrorista “facilitaria pedidos de extradição de chefes do CV refugiados em países como Paraguai e Polícia”, "abriria caminho para parcerias com Interpol, DEA, FBI e ONU no combate às redes de tráfico e armamento pesado e ampliaria o alcance de sanções para empresas de fachada e aliados econômicos do CV no exterior".
A megaoperação da semana passada sobre os complexos do Alemão e da Penha e a chegada do projeto de lei antifacção ao Congresso deram novo fôlego aos defensores da nova classificação, que vão trabalhar para colocar essa proposta no centro do debate.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes



