Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

SERVIDORES DA CASA

Líder da oposição na CMS prevê derrubada de veto de Bruno Reis

Veto está relacionado com o Acréscimo Salarial (AS) para servidores da Casa

Por João Guerra e Thiago Conceição

15/03/2023 - 15:48 h
Augusto Vasconcelos articula derrubada de veto da Prefeitura
Augusto Vasconcelos articula derrubada de veto da Prefeitura -

O líder da oposição na Câmara Municipal de Salvador (CMS), o vereador Augusto Vasconcelos (PCdoB), disse que o grupo político articula a derrubada do veto municipal (PL 253/2022) que versam sobre Acréscimo Salarial (AS) para servidores da Casa, em votação que acontece nesta quarta-feira, 15.

O parlamentar afirma que o veto retira valores do Plano de Cargos, Vencimentos e Carreira dos trabalhadores, com impacto direto na aposentadoria dos mesmos. No caso dos aposentados, a perda seria de R$ 2 mil a R$ 3 mil por mês.

“A bancada de oposição fechou questão para derrubar o veto do prefeito, que prejudica diretamente os servidores e servidoras da Câmara Municipal. Muitos se aposentaram, alguns estão com 81 anos. E estão perdendo de 2 a 3 mil reais. É o dinheiro dos remédios, um dinheiro que faz falta para essas famílias. E sem uma justificativa concreta [da Prefeitura] para tal prática”, disse Augusto Vasconcelos.

O vereador acrescentou que a medida vai inviabilizar a renovação do quadro da CMS, afetando pessoas que dedicaram décadas de trabalho na Casa. Ele ainda afirma que o argumento do prefeito Bruno Reis (União Brasil) do impacto para os cofres públicos não seria válido, nem que o acréscimo estaria dentro de alguma inconstitucionalidade.

"Por um equívoco, que não foi culpa dos trabalhadores, eles serão penalizados. A oposição vai votar contra e corrigir essa injustiça contra uma categoria que colabora tanto com a cidade. E não adianta o pseudo argumento de que [o acréscimo] vai aumentar a despesa e consequentemente seria [algo] inconstitucional. Há pareceres jurídicos que desmontam esses argumentos. Além disso, eles [os servidores] também contribuíram durante toda uma vida com esse valor do AS. Não é justo que mesmo tendo construído, não possam receber esses valores na aposentadoria. E isso não vamos aceitar”, acrescentou Augusto Vasconcelos.

O prefeito Bruno Reis orientou a base do governo para votar a favor dos vetos, mesmo que alguns tenham votado pela aprovação do projeto em sessão anterior, e ele espera que a Câmara "respeite" os vetos do Executivo municipal. A declaração foi dada nesta quarta-feira, 15, em coletiva.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

augusto vasconcelos Câmara de Salvador cms Política servidores

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Augusto Vasconcelos articula derrubada de veto da Prefeitura
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Augusto Vasconcelos articula derrubada de veto da Prefeitura
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Augusto Vasconcelos articula derrubada de veto da Prefeitura
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Augusto Vasconcelos articula derrubada de veto da Prefeitura
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x