Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

REFORMA MINISTERIAL

Lula avalia com cautela nomes para dois ministérios estratégicos

Prazo para desincompatibilização termina no próximo sábado, 4

Yuri Abreu

Por Yuri Abreu

02/04/2026 - 9:44 h

Siga o A TARDE no Google

Google icon
Presidente Lula ainda estuda substitutos na Serin e MDIC
Presidente Lula ainda estuda substitutos na Serin e MDIC -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não definiu os substitutos de Gleisi Hoffmann e Geraldo Alckmin nos ministérios de Relações Institucionais e do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), respectivamente — as pastas são consideradas estratégicas pelo Planalto.

Neste sentido, aliados de Lula avaliam que o mandatário está avaliando com cautela quem serão os novos ocupantes dos cargos. A Secretaria de Relações Institucionais, por exemplo, é primordial para garantir a governabilidade de Lula, na medida em que cuida da interlocução com Congresso, partidos políticos, estados e municípios.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Já o MDIC, de Alckmin, tem desempenhado um papel importante na negociação do tarifaço com o governo Donald Trump, na defesa da soberania brasileira e no diálogo com os setores produtivos do país.

Leia Também:

Cotados

Para a vaga de Gleisi, um dos cotados é Olavo Noleto, atual secretário-executivo do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável, mais conhecido em Brasília como “Conselhão”.

No entanto, interlocutores próximos ao presidente lembram que, historicamente, a articulação política ficou sob o comando de pessoas de confiança do petista, como com o atual líder do governo no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), em 2005.

Para o MDIC, o ministério pode ser oferecido ao atual ministro do Empreendedorismo, Márcio França (PSB), como prêmio de consolação por ele ficar de fora da eleição.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Presidente Lula ainda estuda substitutos na Serin e MDIC
Play

Lula e Jerônimo vistoriam obras do VLT de Salvador e autorizam expansão do modal

Presidente Lula ainda estuda substitutos na Serin e MDIC
Play

Flávio Bolsonaro não vai aceitar ficar sem palanque na Bahia, diz Wagner

Presidente Lula ainda estuda substitutos na Serin e MDIC
Play

Eduardo Bolsonaro ignora restrição de Moraes e grava vídeo para o pai

Presidente Lula ainda estuda substitutos na Serin e MDIC
Play

Em meio a impasse, Otto não descarta o PSD na chapa governista

x