POLÍTICA
Lula prioriza preservação de empregos em plano contra tarifa de Trump
Presidente define prioridade no combate aos efeitos do tarifaço dos EUA com foco na manutenção dos empregos nas empresas brasileiras afetadas
Por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu como prioridade a preservação dos empregos no plano de contingência destinado às empresas diretamente afetadas pelo tarifaço imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida foi comunicada a interlocutores na manhã desta segunda-feira, 11.
Leia Também:
Segundo fontes da CNN, o mandatário tem afirmado aos ministros que está na hora de comunicar boas notícias aos setores atingidos pela sobretaxa e quer lançar o plano ainda nesta segunda.
Na última quarta, 6, alguns detalhes sobre a medida foram entregues ao Planalto pelo Ministério da Fazenda, no entanto, o presidente ainda não concordou com todos os detalhes.
Ainda nesta segunda, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem se encontrar com Lula para possivelmente bater o martelo nas medidas e o anúncio deve depender dessa reunião.
De acordo com apuração da CNN, Lula estaria exigindo garantias de que os setores da economia atendidos pelo plano de contingência vão manter as atuais vagas de emprego.
Em contrapartida, o presidente teria sinalizado temor de que a redução no valor dos salários possa vir a prejudicar o poder de compra da população e, automaticamente, refletir na queda de popularidade do governo federal.
Outros ministros, como Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), também têm se posicionado nas discussões internas contra a redução proporcional de salário.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes