Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Lula prioriza preservação de empregos em plano contra tarifa de Trump

Presidente define prioridade no combate aos efeitos do tarifaço dos EUA com foco na manutenção dos empregos nas empresas brasileiras afetadas

Por Redação

11/08/2025 - 13:12 h | Atualizada em 11/08/2025 - 13:54
Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu como prioridade a preservação dos empregos no plano de contingência destinado às empresas diretamente afetadas pelo tarifaço imposto por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A medida foi comunicada a interlocutores na manhã desta segunda-feira, 11.

Leia Também:

Segundo fontes da CNN, o mandatário tem afirmado aos ministros que está na hora de comunicar boas notícias aos setores atingidos pela sobretaxa e quer lançar o plano ainda nesta segunda.

Na última quarta, 6, alguns detalhes sobre a medida foram entregues ao Planalto pelo Ministério da Fazenda, no entanto, o presidente ainda não concordou com todos os detalhes.

Ainda nesta segunda, os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, da Agricultura, Carlos Fávaro e o vice-presidente Geraldo Alckmin devem se encontrar com Lula para possivelmente bater o martelo nas medidas e o anúncio deve depender dessa reunião.

De acordo com apuração da CNN, Lula estaria exigindo garantias de que os setores da economia atendidos pelo plano de contingência vão manter as atuais vagas de emprego.

Em contrapartida, o presidente teria sinalizado temor de que a redução no valor dos salários possa vir a prejudicar o poder de compra da população e, automaticamente, refletir na queda de popularidade do governo federal.

Outros ministros, como Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais), também têm se posicionado nas discussões internas contra a redução proporcional de salário.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

empregos Lula plano de contingência tarifaço Trump

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Luiz Inácio Lula da Silva
Play

Ponte Salvador–Itaparica: acompanhe os últimos avanços da obra bilionária na Bahia

Luiz Inácio Lula da Silva
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Luiz Inácio Lula da Silva
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Luiz Inácio Lula da Silva
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

x