TRAMITAÇÃO
Plano de contingência contra tarifaço terá prioridade, diz Motta
Governo deve apresentar plano enesta terça-feira, 12
Por Redação

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), garantiu que o plano de contingência contra o tarifaço do governo Donald Trump terá prioridade na Casa.
“Essa pauta ainda não chegou [no Poder Legislativo]. Caso seja encaminhada, daremos prioridade”, disse Hugo em entrevista à CNN Brasil.
Leia Também:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reunirá nesta segunda-feira (11), com o vice-presidente Geraldo Alckmin e outros ministros, para finalizar o pacote de medidas. A expectativa é de que o plano seja apresentado na terça, 12.
A ideia é de que o plano do governo inclua a proibição de demissões, o adiamento do pagamento de tributos federais e as compras públicas de alimentos como carne e café.
O mesmo aceno já foi dado ao Palácio do Planalto pelo presidente do Senado Federal, Davi Alcolumbre (União-AP). A ideia é de que as medidas sejam aprovadas já em agosto, para entrarem em vigor em setembro.
Socorro aos setores atingidos
De acordo com o Executivo, o objetivo do pacote de medidas é dar fôlego aos setores afetados pelo tarifaço e proteger a economia e os empregos.
Segundo membros da equipe econômica do governo, o plano a ser apresentado foi construído “sob medida”, com diferentes ações para múltiplos setores e perfis de empresas. O pacote contará com medidas de mitigação de “curto, médio e longo prazo”, de acordo com estes governistas.
Devem fazer parte do plano linhas de crédito para setores impactados e a expansão de compras governamentais, permitindo que órgãos públicos absorvam mercadoria que deixará de ser exportada. Segundo cálculos do governo, as tarifas de 50% afetarão cerca de um terço das empresas que vendem aos EUA.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes