Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

Presidente diz que trabalha para proteger empregos e empresas brasileiras

Por Redação e Agência Brasil

01/08/2025 - 21:23 h
Lula garantiu que diálogo pode acontecer
Lula garantiu que diálogo pode acontecer -

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na noite desta sexta-feira (1º) que o Brasil segue aberto ao diálogo com os Estados Unidos, mesmo diante do agravamento das tensões diplomáticas e comerciais entre os dois países.

A declaração veio após o presidente norte-americano Donald Trump afirmar que está disposto a conversar com o líder brasileiro “a qualquer momento”.

“Sempre estivemos abertos ao diálogo. Quem define os rumos do Brasil são os brasileiros e suas instituições”, escreveu Lula nas redes sociais. “Neste momento, estamos trabalhando para proteger a nossa economia, as empresas e nossos trabalhadores, e dar as respostas às medidas tarifárias do governo norte-americano.”

A fala ocorre no contexto das recentes sanções aplicadas pelos EUA contra autoridades brasileiras, entre elas o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, e da imposição de tarifas de até 50% sobre produtos brasileiros.

Leia Também:

O endurecimento da relação comercial gerou preocupação no governo, que agora busca uma reaproximação diplomática com o país norte-americano.

Haddad vê espaço para reconstruir diálogo

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se pronunciou sobre a abertura demonstrada por Trump. Ele classificou a declaração como “ótima” e disse acreditar que o governo brasileiro também está pronto para retomar as conversas em alto nível.

“Acho ótima [a fala de Trump]. E a recíproca é verdadeira. Conforme disse antes, é muito importante a gente preparar essa conversa”, disse Haddad ao sair do ministério na noite desta sexta.

Segundo o ministro, uma reunião entre ele e o secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, deve acontecer em breve. O encontro servirá como etapa preparatória para um possível diálogo direto entre Lula e Trump.

“Estamos trabalhando no sentido de reestabelecermos a mesa de negociação, talvez até com uma reunião presencial. O Brasil nunca saiu da mesa”, afirmou Haddad.

Tarifaço e Lei Magnitsky na pauta

Entre os pontos que devem ser discutidos no encontro com o Tesouro dos EUA estão as tarifas comerciais sobre produtos brasileiros e as sanções aplicadas com base na Lei Magnitsky, norma americana usada para punir violações de direitos humanos e corrupção. A medida foi usada para congelar ativos e restringir transações bancárias de autoridades brasileiras.

Haddad afirmou que há desinformação sobre o funcionamento do sistema judiciário brasileiro, e que a reunião com Bessent será uma oportunidade para esclarecer essas questões.

“Está sob a alçada do secretário do Tesouro a aplicação da Lei Magnitsky. Por isso é tão importante essa conversa, para explicarmos como funcionam as instituições brasileiras”, disse o ministro.

Trump: “Lula pode me ligar quando quiser”

Mais cedo, durante coletiva na Casa Branca, Trump adotou um tom aparentemente conciliador ao dizer que “ama o povo do Brasil” e que está aberto a conversar com Lula. Porém, ele também alfinetou o governo brasileiro: “As pessoas que estão comandando o Brasil fizeram a coisa errada”, disse, sem dar detalhes ou anunciar novas medidas.

O gesto de Trump foi visto como uma tentativa de sinalizar boa vontade em meio à escalada das tensões, ainda que mantenha críticas ao cenário político do Brasil.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil EUA Lula tarifaço trump

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula garantiu que diálogo pode acontecer
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Lula garantiu que diálogo pode acontecer
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

Lula garantiu que diálogo pode acontecer
Play

Desrespeito? Reação de Janja no velório de Preta Gil causa revolta

Lula garantiu que diálogo pode acontecer
Play

Bolsonaro vai a culto evangélico e tenta esconder tornozeleira; veja

x