Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Lula retoma agenda no Brasil após idas à Rússia, China e Uruguai

Presidente deve começar as visitas no Rio de Janeiro e São Paulo, com compromissos voltados à saúde e cultura

Redação

Por Redação

19/05/2025 - 6:32 h | Atualizada em 19/05/2025 - 8:19
Lula vive um cenário de tensão após estourar a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Lula vive um cenário de tensão após estourar a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) -

Após agenda internacional na Rússia, China e Uruguai, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) retomará as viagens pelo Brasil nesta semana. O petista deve começar as visitas pelo Rio de Janeiro e São Paulo, com compromissos voltados à saúde e cultura.

Leia Também:

Na terça, 20, o presidente chega ao Rio para participar da reinauguração do Palácio Gustavo Capanema. No evento, será realizada também a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito Cultural, maior honraria do governo para personalidades e instituições que se destacam no incentivo à cultura.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

No dia 22 de maio, Lula estará em São Paulo para participar do lançamento do novo curso de Medicina do Hospital Sírio-Libanês.

Na sexta, 23, o mandatário retorna a Brasília para receber o presidente de Angola, João Lourenço, em uma visita de Estado. A agenda prevê a assinatura de acordos bilaterais e o fortalecimento das relações diplomáticas, com foco nas áreas de comércio, educação e cooperação internacional.

Lula vive um cenário de tensão após estourar a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Dados recentes apontam queda de popularidade do petista.

Viagens internacionais

Visando fortalecer as relações diplomáticas e comerciais do Brasil, o presidente Lula realizou e tem programado viagens internacionais com diversos objetivos.

China (10 a 13 de maio de 2025)

Lula realizou uma visita de Estado à China a convite do Presidente Xi Jinping. Os principais objetivos foram:

Fortalecer as relações comerciais e políticas: A China é o maior parceiro comercial do Brasil desde 2009. A visita buscou ampliar ainda mais o intercâmbio comercial, que em 2024 atingiu um recorde de US$ 158 bilhões.

Assinatura de acordos de cooperação: Foram assinados e negociados diversos acordos bilaterais em múltiplas áreas, incluindo agricultura, comércio, investimentos, infraestrutura, indústria, energia, mineração, finanças, ciência e tecnologia, comunicações, desenvolvimento sustentável, turismo, esportes, saúde, educação e cultura. O governo brasileiro manifestou interesse em atrair mais investimentos chineses para o Brasil, especialmente em ferrovias, metrôs, tecnologia e inteligência artificial.

Posicionamento geopolítico: A viagem também serviu para o Brasil reafirmar seu posicionamento conciliador no cenário internacional, buscando alternativas à hegemonia ocidental em organismos multilaterais e estreitando a coordenação em tópicos regionais e multilaterais, incluindo o G20 e o BRICS.

Rússia (7 a 10 de maio de 2025)

A visita à Rússia teve os seguintes propósitos:

Comemorações da Segunda Guerra Mundial: O Presidente Lula participou das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha Nazista na Segunda Guerra Mundial, um evento de grande importância para a Rússia.

Ampliação das relações bilaterais: A visita buscou estreitar os laços diplomáticos e ampliar a cooperação, especialmente nas áreas de energia, ciência e tecnologia. Foram assinados atos de cooperação em ciência, tecnologia e inovação, além de um memorando de entendimento para promover pesquisa conjunta em áreas como clima, pesquisa polar, biodiversidade, biotecnologia, pesquisa nuclear, tecnologia espacial, tecnologias quânticas, astrofísica e pesquisa marinha.

Interesses comerciais: A viagem também teve como objetivo buscar mais ganhos na balança comercial com a Rússia. Os principais produtos importados pelo Brasil da Rússia são óleos combustíveis e fertilizantes, enquanto o Brasil exporta principalmente produtos do agronegócio como soja, café e carne bovina.

Multilateralismo: O presidente Lula destacou que a visita reafirmava o compromisso do Brasil com o multilateralismo.

Uruguai

Já no Uruguai, Lula compareceu ao funeral do ex-presidente Pepe Mujica no dia 15 de maio, a quem considerava uma referência.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

agenda presidencial Lula Palácio Gustavo Capanema relações internacionais

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Lula vive um cenário de tensão após estourar a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Play

Ponte Salvador–Itaparica terá pistas que mudam conforme trânsito; veja

Lula vive um cenário de tensão após estourar a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Play

Prefeito que votou em ACM Neto elogia Jerônimo: "Melhor governador"

Lula vive um cenário de tensão após estourar a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Play

Ponte Salvador–Itaparica: obra bilionária terá estrutura maior que Cristo Redentor

Lula vive um cenário de tensão após estourar a crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Play

Jerônimo reprova briga de Bolsonaro e Eduardo: “Tem que dar exemplo"

x