OPERAÇÃO LESA PÁTRIA
Major da PMDF que liderou acampamento em Brasília é preso pela PF
Militar passou mais de 60 dias no acampamento e fugiu depois dos ataques do 8 de janeiro
Um major da reserva da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) foi preso, na manhã desta quinta-feira, 23, acusado de liderar o acampamento golpista instalado em frente ao Quartel-General do Exército, em Brasília.
Cláudio Mendes dos Santos, de 49 anos, passou mais de 60 dias no acampamento e acabou fugindo depois dos ataques ocorridos no dia 8 de janeiro deste ano. Ele foi preso pela Polícia Federal (PF) durante o cumprimento da 9ª fase da Operação Lesa Pátria.
O militar era um dos líderes que mais discursava no palco improvisado em um caminhão, e teria ensinado táticas de guerrilha a outros radicais. Ele se apresentava como major Cláudio Santa Cruz e se servia do título para endossar discursos a favor de uma intervenção.
A Operação Lesa Pátria está em sua nona fase e investiga crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido, praticados por extremistas bolsonaristas contra as sedes dos Três Poderes, na capital federal.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro