Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

DECANO DO STF

Mendes critica proposta de mandato de 11 anos para ministros do STF

Ele criticou proposta defendida por Rodrigo Pacheco

Por Da Redação

03/10/2023 - 22:01 h
Gilmar Mendes, ministro decano do STF
Gilmar Mendes, ministro decano do STF -

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), se manifestou nas redes sociais, nesta quarta-feira,3, de forma contrária à proposta de limitar o mandato dos ministros do STF. Atualmente, eles ficam no cargo até a aposentadoria compulsória, aos 75 anos.

A declaração acontece após o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), dizer que pretende propor um mandato de 11 anos para futuros membros do STF, através de uma proposta de emenda à Constituição (PEC). A expectativa é que o projeto seja apresentado ainda neste ano, após a indicação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para substituir a ministra Rosa Weber.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Nas redes sociais, Mendes comentou o que chamou de “tentativa de ressuscitar a ideia de mandatos para o Supremo”.

“É comovente ver o esforço retórico feito para justificar a empreitada: sonham com as Cortes Constitucionais da Europa (contexto parlamentarista), entretanto o mais provável é que acordem com mais uma agência reguladora desvirtuada. Talvez seja esse o objetivo”, defendeu o magistrado.

“A pergunta essencial, todavia, continua a não ser formulada: após vivenciarmos uma tentativa de golpe de Estado, por que os pensamentos supostamente reformistas se dirigem apenas ao Supremo?”, acrescentou.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

GilmarMendes Lula pec RodrigoPacheco RosaWeber. SupremoTribunalFederal

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Gilmar Mendes, ministro decano do STF
Play

Pedido de cassação de vereador do PSOL causa protesto em Salvador

Gilmar Mendes, ministro decano do STF
Play

Ponte Salvador–Itaparica: acompanhe os últimos avanços da obra bilionária na Bahia

Gilmar Mendes, ministro decano do STF
Play

Zambelli presa: reações dividem políticos nas redes sociais; veja

Gilmar Mendes, ministro decano do STF
Play

Circuito Mulheres Negras: quanto a prefeitura pagou as artistas?

x