POLÍTICA
MPE pede cassação de Carla Zambelli; saiba o motivo
Deputada federal obteve 946.244 votos em 2022
Por Da Redação
O Ministério Público Eleitoral de São Paulo defendeu a ação movida por Sâmia Bomfim (Psol-SP), que pede a cassação do mandato da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) por publicar desinformações sobre o processo eleitoral nas redes sociais.
Leia mais
>> Assista: Carla Zambelli se confunde e 'defende' aborto
>> Zambelli entra na mira do STF por ligação com tentativa de golpe
De acordo com o procurador regional eleitoral Paulo Taubemblatt, que assinou o parecer, Zambelli, que fez ataques e questionou a segurança das urnas eletrônicas, atuou para "desmerecer e retirar a credibilidade do conjunto de instituições responsáveis pela condução e organização do processo eleitoral", além da "clara intenção de desmerecer o sistema de justiça, abalando, com isso, os alicerces da democracia e trazendo à tona a permanente insatisfação de uma fatia significativa dos eleitores".
"A consequência de tais ações é o não apaziguamento das relações sociais após o resultado eleitoral proclamado e a perpetuação de um clima de animosidade que, concretamente, atingiu o ápice no dia 08 de janeiro de 2023", completou o procurador.
A defesa de Carla Zambelli, detentora de 946.244 votos nas eleições de 2022, quando foi reeleita, afirma que a deputada não cometeu nenhum ato ilícito, além de argumentar que as publicações da parlamentar estão baseadas na sua liberdade de expressão.
"O discurso realizado não contém conteúdo apto a malferir a lisura das eleições de 2022, muito menos a idoneidade do procedimento adotado por órgão público, mas tão somente questionar, de forma límpida, o porquê de as urnas estarem em local alheio ao TRE-SP", diz a defesa de Zambelli.
O julgamento de Zambelli no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP) ainda não tem data para acontecer.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes