POLÍTICA
Novo nome entra no radar de Lula para vaga aberta no STF
Aliado de Lula, Rodrigo Pacheco surge como favorito ao Supremo

Por Redação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desponta como um dos principais nomes cotados para assumir a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF), aberta após o anúncio da aposentadoria antecipada do ministro Luís Roberto Barroso, feito nesta quinta-feira, 9.
Conforme apuração da CNN, a possibilidade de Pacheco ocupar uma cadeira no STF tem ganhado força nos bastidores políticos, impulsionada pela boa relação que o senador construiu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desde o início do atual governo. A eventual indicação seria vista como um gesto de reconhecimento por essa aproximação.
Leia Também:
Estão também entre os cotados o advogado-geral da União, Jorge Messias, e a procuradora da advocacia-geral da União, Manuelita Hermes Rosa Oliveira Filha, que foi uma aposta para ocupar a vaga da ex-ministra do STF, Rosa Weber.
Na ocasião, o presidente Lula acabou escolhendo Flávio Dino, que à época ocupava o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.
Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), manifestou apoio à possível indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a Corte.
“A Corte precisa de pessoas corajosas e preparadas juridicamente”, afirmou o ministro.
Gilmar acrescentou ainda: “O senador Pacheco é o nosso candidato. O STF é jogo para adultos”, sinalizando que o nome do parlamentar conta com simpatia entre outros integrantes do tribunal.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes