Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Obra milionária restaurará mais de 20 casarões em Salvador

Projeto prevê reabilitação, revitalização e restauração de casarões históricos, que serão adaptados para habitação social e residências universitárias

Flávia Requião

Por Flávia Requião

15/09/2025 - 11:06 h | Atualizada em 15/09/2025 - 11:25
Casarões
Casarões -

Os históricos casarões do Centro de Salvador passarão por projetos de reabilitação, revitalização e restauração. A licitação para contratar a empresa especializada na elaboração dos projetos básicos e executivos será aberta em 17 de novembro, conforme publicado pelo governo da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder).

Segundo confirmou a Conder ao Portal A TARDE, serão 23 casarões ao todo. Os imóveis, tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Cultural Nacional (Iphan) e reconhecidos pela Unesco como Patrimônio Mundial, serão destinados a habitações de interesse social e residências universitárias.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

A ação integra mais uma iniciativa da parceria Bahia-Brasil e contará com recursos do Novo PAC, na ordem de R$ 1 milhão.

Além de oferecer soluções habitacionais para a população de baixa renda, o projeto inclui estudos de patologias e um diagnóstico detalhado das condições estruturais, com atenção especial às fachadas históricas, garantindo o cumprimento das diretrizes de preservação do patrimônio. A empresa vencedora da licitação terá 120 dias, a partir da emissão da ordem de serviço, para concluir os projetos.

Outros projetos

Outra frente de preservação do patrimônio histórico da capital baiana está em andamento com a publicação de licitação para obras de restauração do telhado do Museu de Arte Sacra e da Igreja de Santa Teresa D’Ávila, em Salvador. Considerado um dos mais importantes acervos do país, o complexo foi fechado preventivamente após a UFBA identificar riscos estruturais.

Com investimento de cerca de R$ 3 milhões, fruto de emenda parlamentar da deputada Lídice da Mata, a obra vai recuperar as áreas comprometidas e garantir a segurança da edificação e do acervo.

O museu possui 5.250 m² de área construída em um terreno de 8 mil m², que abriga a Igreja de Santa Teresa D’Ávila, tombada como patrimônio histórico. O prazo de execução da obra é de até oito meses após a assinatura da ordem de serviço.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

23 casarões centro de salvador centro histórico de salvador Conder Iphan Novo PAC

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Casarões
Play

Fux absolve réus do crime de organização criminosa

Casarões
Play

Fux vota com maioria por validade da delação de Mauro Cid

Casarões
Play

Fux diz que defesa não teve tempo de analisar dados da acusação

Casarões
Play

Fux sugere anulação de processo contra golpistas e "incompetência absoluta" do STF

x