Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

POLÍTICA

Otto Alencar: inquérito da PF mostra provas 'contundentes' da obstrução de Bolsonaro

Senador afirma que Bolsonaro tentou obstruir investigações e defende cassação de Eduardo Bolsonaro na Câmara

Flávia Requião

Por Flávia Requião

21/08/2025 - 10:59 h | Atualizada em 21/08/2025 - 14:31
Senador Otto Alencar
Senador Otto Alencar -

O inquérito revelado na quarta-feira, 20, sobre a tentativa de impedir a investigação da trama golpista por parte do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho, Eduardo Bolsonaro, é considerado “prova de que houve a iniciativa de obstruir a Justiça”, conforme avaliou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), em entrevista ao Portal A TARDE.

A Polícia Federal comprovou isso nas mensagens e em outras provas contundentes. Nada que venha de Bolsonaro, de Eduardo ou de Carlos — com exceção de Flávio, que é mais moderado —, na minha opinião, não é surpresa, desde que esteja compatível com o que ele deseja, que é o golpe. Ele quer é a anistia para quem tentou destruir a democracia. Todos os movimentos foram assim, não teve nenhum deles que não foi assim”, afirmou o senador.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

O presidente do PSD na Bahia citou ainda episódios que, segundo ele, demonstram a intenção golpista de Bolsonaro desde 2021. “Se você fizer uma retrospectiva e chegar a 6 de setembro de 2021, Bolsonaro estimulou os caminhoneiros a invadirem o Supremo Tribunal Federal. Esse período inteiro foi de tentativa de golpe. Ele não queria entregar o poder, queria permanecer no poder, mesmo que fosse através da força”, relembrou.

Otto também direcionou críticas ao deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente, a quem acusa de prejudicar a imagem do país e setores estratégicos da economia. “Está desmascarado, sobretudo o mal que esse Eduardo Bolsonaro está fazendo ao país. É um prejuízo muito grande para as empresas, para as indústrias e para o agronegócio. Esse Eduardo Bolsonaro tem que ser literalmente cassado na Câmara dos Deputados”, disse.

O senador questionou ainda a postura da Casa diante da atuação do parlamentar. “Ele está ausente, eu não sei como é que os deputados aceitam essa letargia de não caçar Eduardo Bolsonaro, e ele ainda está recebendo salário. Isso é uma estupidez absurda”, concluiu, afirmando ainda que “essas provas são acrescentadas as outras tantas que estão lá no Supremo”.

Indiciamento

A PF indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), no âmbito sobre a obstrução das investigações da trama golpista que previa um golpe de estado no Brasil após o resultado das eleições de 2024.

O relatório final do órgão foi enviado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na última sexta, 15, e imputa a ambos os indiciados os crimes de coação no curso do processo e tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

eduardo bolsonaro Jair Bolsonaro otto alencar polícia federal trama golpista

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Senador Otto Alencar
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Senador Otto Alencar
Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Senador Otto Alencar
Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Senador Otto Alencar
Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x