ANÁLISE
Otto Alencar garante que Campos Neto irá ao Senado explicar juros
Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) aprovou convite para presidente do BC detalhar política monetária
A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou o convite para que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, explique a situação da taxa básica de juros, a Selic, de 13,75% ao ano. O presidente da CAE, o senador Otto Alencar (PSD), disse ao Portal A TARDE quais são os objetivos da Casa com a aprovação desta terça-feira, 14.
Campos Neto não tem a obrigação de comparecer, por se tratar de um convite. No entanto, Otto Alencar acredita que o presidente da instituição financeira estará presente no encontro, marcado para o dia 4 de abril.
“O presidente [do BC] tem que comparecer duas vezes por ano, isso está na lei. E aprovamos hoje o convite para que viesse para a Comissão de Assuntos Econômicos. A meta da inflação está em 13,7%. Se você vai para o cartão de crédito, o juros está em 400%. Então a gente quer saber o porquê dessa situação. O Brasil não pode continuar nessa condição”, explica Otto Alencar.
O senador destaca que o único assunto que não está em pauta é a independência do Banco Central, que não é mais dúvida no Congresso. Ele destaca que Campos Neto ainda terá uma reunião com o Comitê de Política Monetária (Copom), visando encontrar um caminho para a baixa da previsão feita para os juros este ano.
Sobre a relação do presidente do BC com o presidente Lula (PT), que tem feito queixas relacionadas com o atual patamar da Selic, Otto Alencar disse que o momento é de uma articulação vista como positiva. No entanto, reforça que é o papel do presidente a cobrança por resultados econômicos que possibilitem o avanço do país.
“O presidente da República sempre vai ficar cobrando do banco a baixa dos juros. E não tenho dúvidas de que ele [Campos Neto] irá comparecer [no Senado]. Ele vai colocar as razões dele [para a taxa de juros], os senadores irão colocar os seus pontos. E será muito bem recebido, com café e açúcar", disse o senador.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro