POLÍTICA
"Passaram dois anos falando bobagem", dispara Lula sobre BNDES
Presidente fala sobre suposta caixa-preta do banco
Por Redação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, durante agenda nesta terça-feira, 15, que seus antecessores passaram "dois anos falando bobagem" sobre uma suposta caixa-preta com fraudes no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Lula, que visitou a obra da rodovia Presidente Dutra, em Paracatu (RJ), agradeceu ao atual presidente do banco, Aloísio Mercadante (PT), e pontuou que o governo anterior (Jair Bolsonaro) precisou pedir desculpas ao não encontrar nenhum indício de desvio ou aplicação indevida de recursos.
“Quando o Mercadante pegou o BNDES só tinha denúncia, [de que] ‘vamos apurar a corrupção no BNDES, vamos apurar a caixa-preta’. Na verdade, eu sei o que deveriam pegar no BNDES: passaram dois anos falando bobagem e depois foram obrigados a pedir desculpas porque não encontraram nada", iniciou o presidente, que continuou.
Leia Também:
“Não foi caixa-preta, na verdade. Está aberto. Eu também pensava que era caixa-preta, mas está disponível, no site do BNDES, todos os empréstimos feitos para outros países", completou.
Promessa de campanha
Durante a campanha presidencial de 2018, o então candidato Jair Bolsonaro (PL), vencedor do pleito, prometeu abrir a caixa-preta para divulgar possíveis fraudes. Em 2021, já como presidente da República, o líder de direita admitiu que dados do BNDES eram abertos para acesso.
“Não foi caixa-preta, na verdade. Está aberto. Eu também pensava que era caixa-preta, mas está disponível, no site do BNDES, todos os empréstimos feitos para outros países”, disse na ocasião.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes