POLÍTICA
Pessoas com gagueira podem ter política de cuidados especiais; entenda
Proposta foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados
Por Redação
A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 2461/20, do deputado José Nelto (União-GO), que cria a Lei de Atenção à Gagueira e à Pessoa que Gagueja.
A proposta recebeu parecer favorável da relatora, deputada Tabata Amaral (PSB-SP), que fez apenas um reparo técnico no texto.
Leia também:
>> Prefeitura decreta ponto facultativo no Natal e Ano Novo
>> Governo prepara saída honrosa para ministro de Lula; veja quem
>> Bolsa Família chega a 20,8 milhões de famílias em dezembro
O projeto tramitou em caráter conclusivo e pode seguir ao Senado, a menos que haja recurso para votação pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.
Diagnóstico e tratamento
O texto aprovado busca assegurar a todos o direito ao diagnóstico precoce e ao tratamento multiprofissional do distúrbio neurobiológico, evitando qualquer tipo de discriminação com pessoas gagas.
A proposta define gagueira como “distúrbio do neurodesenvolvimento, iniciado na infância, que afeta a fluência da fala”.
O Poder Executivo viabilizará instrumentos para diagnosticar precocemente e tratar interdisciplinarmente a pessoa que gagueja, protegendo-a de toda forma de negligência e discriminação.
O texto diz ainda que é dever de todos comunicar à autoridade competente qualquer ameaça ou violação de direitos da pessoa em razão de sua gagueira.
Metas
A nova lei terá como objetivos: incentivar, em toda a rede pública de ensino, atividades e campanhas voltadas ao esclarecimento sobre a gagueira; combater toda forma de discriminação contra a pessoa que gagueja; e garantir o acesso a atendimento e tratamento necessários.
Com informações da Agência Câmara de NotíciasCompartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes