ATOS 8/1
PGR pede às redes sociais publicações de Bolsonaro contra urnas
Pedido faz parte do inquérito que investiga incitadores dos atos golpistas de 8/1
A Procuradoria-Geral da República (PGR) solicitou, nesta segunda-feira, 17, ao Supremo Tribunal Federal (STF) que as plataformas de redes sociais apresentem todas as publicações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) referentes as eleições e urnas eletrônicas.
Com relatoria do ministro Alexandre de Moraes, o pedido faz parte do inquérito que investiga incitadores dos atos golpistas de 8 de janeiro. Bolsonaro é um dos alvos da investigação.
O ex-presidente foi incluído no inquérito por ter compartilhado, dois dias após o ato, um vídeo acusando, sem provas, uma fraude nas eleições do ano passado. Em depoimento prestado à Polícia Federal (PF), Bolsonaro afirmou que publicou o vídeo por engano.
O subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, responsável pelas investigações dos atos golpistas, ressalta que essa solicitação já havia sido feita, mas que não foi analisada por Moraes.
Com o inquérito, a PGR quer acesso a publicações de Bolsonaro em redes como Facebook, Instagram, TikTok, Youtube, Twitter e Linkedin. Para além, o órgão também pede que as plataformas apresentem métricas de cada publicação, bem como visualizações, curtidas, compartilhamentos e comentários.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro