Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Presidente da Bamin vai à Alba explicar paralisação da Fiol

Executivo será ouvido na Comissão de Infraestrutura

Por Redação

25/04/2025 - 12:17 h
Eduardo Ledsham, presidente da Bamin (Bahia Mineração)
Eduardo Ledsham, presidente da Bamin (Bahia Mineração) -

O presidente da Bamin (Bahia Mineração), Eduardo Ledsham, irá na próxima terça-feira, 29, a uma audiência pública na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).

Leia Também:

Durante a audiência, Ledsham deverá apresentar aos parlamentares os motivos da paralisação das obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e do Porto Sul, dois empreendimentos considerados estratégicos para o escoamento da produção mineral e agrícola da Bahia.

“Precisamos concluir essas obras. Ninguém suporta mais essa novela que se arrasta há mais de uma década. As obras foram paralisadas novamente e queremos entender o porquê e como nós na Assembleia Legislativa podemos ajudar. A FIOL e o Porto Sul são obras estruturantes que vão gerar emprego e renda e, depois de investir tanto dinheiro público, não podemos ficar de braços cruzados”, disse o deputado estadual Eduardo Salles (PP), presidente da Comissão.

Paralisação e retomada

As obras do Trecho 1 da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), entre as cidades de Caetité e Ilhéus, na Bahia, que foram suspensas com 75% do projeto concluído no dia 1º de abril, após a Bamin romper do contrato com a construtora Prumo Engenharia, após um investimento de R$ 784 milhões.

As obras devem ser retomadas em breve, já que a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) anunciou que a subconcessionária Bahia Ferrovias S.A. será a empresa a executar o restante da obra entre o km 1145+885 e km 968+430 do Lote 4F, nos municípios de Brumado, Tanhaçu, Ibiassucê, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio.

As intervenções autorizadas incluem a construção de pátios de cruzamento, desvios, remanejamento de linhas de transmissão de eletricidade, áreas de passagem de gado e pequenos veículos, pontes e viadutos.

O projeto previa 537 quilômetros de extensão, passando por 19 municípios baianos. Na época, a Bamin previu concluir essa etapa até 2027, mas Lula pediu celeridade nos trabalhos para que a entrega acontecesse em 2026, ano eleitoral.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Alba bamin eduardo ledsham

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Eduardo Ledsham, presidente da Bamin (Bahia Mineração)
Play

Janones diz que teve pênis apalpado em briga que suspendeu seu mandato

Eduardo Ledsham, presidente da Bamin (Bahia Mineração)
Play

Mineração: Bahia sediará evento histórico que contará com pregão da Bolsa de Toronto

Eduardo Ledsham, presidente da Bamin (Bahia Mineração)
Play

No Brics, Lula revela torcida pelo Fluminense no Mundial; assista

Eduardo Ledsham, presidente da Bamin (Bahia Mineração)
Play

Vídeo: deputado e prefeito viram whisky em festa de São João

x