Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA

FRAUDE

Roubo dos Aposentados: oposição protocola CPI do INSS na Câmara

Documento contou com 184 assinaturas para tramitação no Congresso

Redação
Por Redação
| Atualizada em
autor do documento, Coronel Chrisóstomo (PL-RO)
autor do documento, Coronel Chrisóstomo (PL-RO) - Foto: Câmara dos Deputados

O escândalo do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), referente aos descontos indevidos em aposentadorias e pensões, virou alvo de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI), intitulada de “Roubo dos Aposentados”, de autoria dos deputados de oposição. O documento foi protocolado nesta quarta-feira, 30, na Câmara dos Deputados.

A proposição obteve 184 assinaturas reunidas pelo deputado federal Coronel Chrisóstomo (PL-RO), com apoio de líderes da oposição.

Tudo sobre Política em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

Leia Também:

POLÍTICA

Oposição no Congresso articula CPI para apurar fraude do INSS
Oposição no Congresso articula CPI para apurar fraude do INSS imagem

PREJUÍZO

Fraude no INSS: Indígenas, deficientes e doentes também foram vítímas
Fraude no INSS: Indígenas, deficientes e doentes também foram vítímas imagem

POLÍTICA

Lupi lista ações antifraude no INSS e deputados cobram devolução
Lupi lista ações antifraude no INSS e deputados cobram devolução imagem

Já o andamento da instalação do colegiado ficará a cargo do presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB).

Antes de protocolar o texto, Coronel Chrisóstomo (PL-RO) afirmou contar com o apoio de Motta na instalação, já que o estado de Pernambuco teria sido fortemente atingido pela fraude, e que diversas pessoas no reduto eleitoral do presidente estariam sendo roubadas.

Lupi se defende

Em audiência na Câmara dos Deputados nesta terça-feira, 29, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, resumiu ações da Pasta para enfrentar o histórico de fraudes no INSS e o recente desvio de R$ 6,3 bilhões por meio de descontos não autorizados dos beneficiários, entre 2019 e 2024.

Em cinco horas de audiência na Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, Lupi confirmou a suspensão provisória de todos os descontos associativos e a expectativa de ressarcimento às vítimas.

“Nós descredenciamos a partir de hoje todas as entidades (associações). Como a folha [de pagamentos] já estava rodada, está bloqueada a transferência desse recurso de quem tem desconto para a associação e, no mês que vem, será devolvido", garantiu. "A partir do mês que vem, ninguém mais vai ter desconto nenhum, mesmo quem tem autorizado, porque tem um processo em curso."

O ministro disse ainda que os bens de todas as associações indiciadas já estão bloqueados para pagar parte das restituições.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

Câmara dos Deputados congresso cpi do inss

Relacionadas

Mais lidas