RECADO AO MERCADO
Rui diz que governo está cumprindo o que prometeu com corte de gastos
Ministro ainda acusou o mercado por tentativa de desequilíbrio futuro das contas públicas
Por Redação
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse, nesta quinta-feira, 28, que as medidas anunciadas no pacote de corte de gastos não são surpresa e cumprem o que foi prometido por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a campanha de 2022.
Leia mais
>> Entenda pacote fiscal de R$ 70 bilhões anunciado por Haddad
>> Governistas esperam aprovar PEC do corte de gastos neste ano
O ministro ainda acusou o mercado por tentativa de desequilíbrio futuro das contas públicas. “Ontem, vi o mercado insistentemente lançando notícias falsas para aproveitar ganhos desses picos, de que isso seria anunciado para 2025, e tendo pico de subidas de dólares. Colocar em 2025 seria romper a previsibilidade. Está sendo cumprido o que foi dito na campanha e na posse, não tem surpresa”, disse Rui.
“O que se está fazendo hoje é acenando para responder um mercado, que, pelo texto que publicam, estavam precificando no presente um desequilíbrio futuro das contas públicas. E aqui se está garantindo que esse desequilíbrio de longo prazo não ocorrerá”, destacou.
O anúncio oficial das ações da equipe econômica do governo Lula ocorre após mais de um mês de pressão do mercado financeiro para a divulgação de planos concretos para a revisão de gastos no Orçamento.
Além de Rui, participaram da coletiva de imprensa os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento).O objetivo é diminuir o ritmo de crescimento das despesas obrigatórias, de modo que elas caibam dentro do novo arcabouço fiscal.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes