ARTICULAÇÃO
Saída de Lewandowski: ministros projetam nomes para vaga do STF
Campanha por cadeira na Corte começa após aposentadoria do ministro ser oficializada no último dia 6
Por Da Redação
A aposentadoria do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski, que deixa o órgão no próximo dia 11, criou a disputa pela vaga que será aberta na função. O decreto para a aposentadoria foi assinado pelo presidente Lula (PT) no último dia 6.
No cenário de estudo sobre as opções para o cargo, a presidente do STF, Rosa Weber, e o ministro Edson Fachin articulam nomes que podem ser apoiados para a posição de Lewandowski.
Rosa Weber também irá deixar a Corte por aposentadoria, ainda este ano. A idade de 75 anos funciona como um marco obrigatório para a saída de ministros do STF.
No caso da preferência do presidente Lula para a vaga do momento, com a saída de Lewandowski, existe a preferência pelo advogado Cristiano Zanin, que cuidou da sua defesa durante as etapas da Operação Lava Jato.
Já o próprio Lewandowski prefere a indicação do advogado Manoel Carlos de Almeida Neto, segundo fontes ouvidas pelo Congresso em Foco. Ele foi secretário-geral da Presidência do Supremo Tribunal Federal e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Rosa Weber tem a advogada criminalista Soraia Mendes como indicação desejada, podendo ser a primeira mulher negra a ocupar o cargo. Ela ganhou notoriedade pelo enfrentamento do caso de assédio que envolveu o ex-presidente da Caixa, Pedro Guimarães. O nome da jurista e escritora também é bem visto por Fachin.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes