Busca interna do iBahia
HOME > POLÍTICA
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

MARCO RUBIO

Secretário de Estado dos EUA defende parceria com Brasil

Comentário de Rubio sublinha o interesse estratégico dos EUA em reduzir a crescente presença econômica da China no Brasil

Jair Mendonça Jr

Por Jair Mendonça Jr

26/10/2025 - 8:34 h | Atualizada em 26/10/2025 - 10:34
Imagem ilustrativa da imagem Secretário de Estado dos EUA defende parceria com Brasil
-

Em um movimento claro para intensificar a disputa por influência econômica na América Latina, o Secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, declarou neste sábado, 25, que seria "benéfico" para o Brasil escolher Washington como seu principal parceiro comercial, em vez de Pequim.

Leia Também:

A declaração do chefe da diplomacia americana ocorre a menos de 24 horas de um esperado encontro bilateral entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente Donald Trump, à margem da Cúpula da Asean (Associação das Nações do Sudeste Asiático), na Malásia.

Tudo sobre Política em primeira mão!
Entre no canal do WhatsApp.

"Achamos que, a longo prazo, é benéfico para o Brasil nos tornar seu parceiro de escolha e comércio, em vez da China", afirmou Rubio a jornalistas.

O comentário de Rubio sublinha o interesse estratégico dos EUA em reduzir a crescente presença econômica da China no Brasil, que é atualmente o maior parceiro comercial do país sul-americano. A rivalidade entre as duas maiores economias do mundo tem se acirrado, marcada por uma guerra comercial e tarifária.

Apesar da disposição em discutir a parceria comercial, o Secretário de Estado ressaltou que a agenda do encontro presidencial incluirá "questões" pendentes.

Rubio mencionou que Trump pretende abordar com Lula as tarifas impostas recentemente aos produtos brasileiros e a atuação do Brasil em relação ao "setor digital dos Estados Unidos e indivíduos localizados nos Estados Unidos através de postagens em redes sociais," uma clara referência a controvérsias envolvendo plataformas digitais e decisões judiciais brasileiras.

O governo brasileiro, por sua vez, demonstrou otimismo, mas cautela. O presidente Lula afirmou, também neste sábado, estar disposto a dialogar "sem vetos".

"Eu trabalho com otimismo para que a gente possa encontrar uma solução. Não tem exigência dele e não tem exigência minha ainda. Vamos colocar na mesa os problemas e vamos tentar encontrar uma solução," disse o presidente brasileiro.

O encontro de cúpula entre Lula e Trump é visto como um passo crucial para desanuviar a relação bilateral e buscar um entendimento sobre as tarifas, que impactam significativamente as exportações brasileiras.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.

Participe também do nosso canal no WhatsApp.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

brasil china estados unidos marco rubio

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Play

Prefeito de Serrinha é flagrado no Catar em final do Flamengo após 'viagem secreta'

Play

Ato na Barra reúne milhares em protesto contra PL que reduz pena de Bolsonaro

Play

Bruno vai buscar unir oposição após anúncio de Flávio Bolsonaro

Play

Bolsonaro Free? Eduardo vai até local sagrado em Israel e faz pedido

x