Transição energética faz parte da integração entre Brasil e Arábia | A TARDE
Atarde > Política

Transição energética faz parte da integração entre Brasil e Arábia

Rui Costa participou da missão internacional do governo no Oriente Médio

Publicado quarta-feira, 29 de novembro de 2023 às 17:45 h | Autor: Da Redação
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, na COP 28
Ministro da Casa Civil, Rui Costa, na COP 28 -

O ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), falou nesta quarta-feira, 29, durante o último dia da missão internacional do Brasil na Arábia Saudita. Rui pontuou que a transição energética é o ponto de partida para a nova parceria entre o Brasil e o país árabe.

Ao coordenar os esforços do governo brasileiro na consolidação desta parceria, Rui pontuou outras prioridades. “Queremos sinalizar como a primeira grande área de oportunidades de integração a área da transição energética. Uma transição que precisa ser construída de forma equilibrada, sem abrirmos mão das nossas riquezas, construindo o futuro através de energias renováveis”.

O presidente Lula voltou a reforçar o compromisso do Brasil com a pauta ambiental. “Precisamos todos trabalhar para que a gente possa viver de forma mais digna, com melhor qualidade de vida e sem medo de que nós estamos destruindo a casa onde nós moramos. Nós temos alguns compromissos firmados. Primeiro, nós vamos diminuir o desmatamento até 2030. Nós queremos chegar a desmatamento zero na Amazônia. Nós vamos fazer, como disse o Rui Costa, como disse Fernando Haddad e outros ministros, tudo possível para que a gente faça do Brasil o centro do mundo na produção de energia alternativa”, disse.

O titular da Casa Civil adiantou que a Petrobras e a petroleira saudita Aramco vão atuar conjuntamente em projetos financiadores da transição energética, além de juntas desenvolverem “novos projetos, novas tecnologias para preencher um grande déficit da balança comercial brasileira com o mundo que é a área de químicos petroquímicos e plásticos, que chega perto, esse ano, de US$ 90 bilhões.

Outra área anunciada em destaque foi a segurança alimentar. Os sauditas querem a expertise brasileira para avançar nesse segmento. “Aqui tem vários representantes do empresariado brasileiro, alguns, inclusive, já investindo na produção de alimentos na Arábia Saudita. Mas podemos aumentar a integração, seja trazendo empresas brasileiras para produzir aqui ou a presença de investimentos da Arábia Saudita em empresas que produzem no Brasil”, adiantou o ministro.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS