PRIMEIRA VEZ
Trump revela encontro com Lula e faz elogio: “Parece um homem bom"
"Eu gostei dele e só faço negócios com pessoas que eu gosto”, afirmou Trump

Por Anderson Ramos

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump revelou que teve um rápido encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta terça-feira, 23, durante a 80ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), que acontece em Nova York, nesta terça-feira, 23.
Os encontro aconteceu no intervalo entre o discurso dos dois mandatários. Lula foi o primeiro chefe de estado a discursar, seguido de Trump. Segundo o norte-americano, os dois marcaram uma reunião para discutir as sanções aplicadas ao Brasil.
“Eu estava entrando e o líder do Brasil estava saindo. Nós nos vimos e nos damos um abraço. Nós concordamos em nos reunirmos na próxima semana. Não tivemos muito tempo para falar, foram 20 segundos, mas eu estou satisfeito e fico feliz por ter tido que esperar”, disse Trump.
Ele me parece um homem muito bom. Eu gostei dele e só faço negócios com pessoas que eu gosto
O breve encontro acontece no pior momento da relação entre os dois países. Desde junho, os EUA anunciaram uma série de sanções a autoridades brasileiras e aplicaram uma taxa de 50% a importações do país.
O governo Trump justifica que as medidas são uma retaliação a “censura” imposta as big techs pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e a condenação de Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos de prisão por tramar um golpe de Estado.
Leia Também:
Discurso de Lula
Em seu discurso, Lula mandou um recado contundente a Donald Trump. Sem citar o nome da sua contraparte norte-americana, Lula teceu duras críticas contra “atentados à soberanias, sanções arbitrárias e intervenções unilaterais, que segundo ele “estão se tornando regra” no mundo atual.
Lula também saiu em defesa do sistema de Justiça brasileiro ao citar o julgamento do ex-presidente. “Não há justificativas para as medidas unilaterais e arbitrárias contra as nossas instituições e nossa economia. A agressão contra a independência do Poder Judiciário é inaceitável. Essa ingerência em assuntos conta com o auxílio de um extrema direita subserviente e saudosos de antigas hegemonias”, afirmou.
Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia.
Participe também do nosso canal no WhatsApp.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Siga nossas redes