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17/07/2024 às 18:55 • Atualizada em 17/07/2024 às 19:10 - há XX semanas | Autor: Cassio Moreira

NOVO MODAL

Veja todos os detalhes da obra do VLT do Subúrbio

Transporte foi tema de uma audiência na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba)

Imagem ilustrativa da imagem Veja todos os detalhes da obra do VLT do Subúrbio
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O Veículo Leve de Transporte (VLT) que conectará Salvador à Região Metropolitana foi tema de audiência promovida pelo deputado estadual Robinson Almeida (PT), nesta quarta-feira, 17, na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), com a presença da população dos secretários estaduais de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira, e da Casa Civil, Afonso Florence.

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| Foto: Cássio Moreira | AG. A TARDE

>> Jerônimo Rodrigues assina acordo de compra dos trens do VLT

>> VLT de Salvador: Licenças estão liberadas e ordem de serviço assinada

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| Foto: Cássio Moreira | AG. A TARDE

"É uma obra que vai transformar a Região Metropolitana de Salvador, muito mais que o metrô. É a cereja do bolo [...] É uma obra linda, com uma visão além da mobilidade eficiente [...] Prevê intervenções urbanísticas em diversos pontos, recupera a ponte São João, uma série de obras. Não é um trem que vai transportar pessoas, mas é uma obra que transforma por onde ela passa", garantiu Jusmari.

É uma obra linda, com uma visão além da mobilidade eficiente

Jusmari Oliveira, secretária estadual de Desenvolvimento Urbano

O trecho 1 do VLT, que fará o mesmo trajeto do antigo trem do Subúrbio, terá 16,66 km de extensão e contará com 17 paradas. Junto com a obra do primeiro lote, estão previstas a revitalização da Ponte São João e a recuperação dos túneis de Periperi, além da implantação de um sistema de energia, com a construção de subestações. Ao todo, o primeiro trecho custará R$ 1.418.231.801,21. A ordem de serviço foi autorizada em junho deste ano.

O segundo lote, que ligará Paripe até Águas Claras, com um sistema de integração ao metrô, tem 9,20 km de extensão, e um custo de R$ 1.084.000.000,00. Já o trecho três, que fará a ligação entre Águs Claras até Piatã, com 10,52 km de extensão, custará R$ 791.427.436,88.

Os 40 trens, divididos em 280 vagões, foram adquiridos pelo governo do Estado no início deste mês, por cerca de R$ 1 bilhão. O modal terá uma extensão total de 36,4 km, com 34 paradas.

"Foi feita a licitação, tem três empresas com ordem de serviços, já foi iniciado o canteiro, as providências inerentes ao início de uma obra desse porte. Cada um desses trechos tem um prazo distinto, mas pudemos falar em cinco anos, tentando encurtar o prazo de execução", destacou Afonso Florence, titular da Casa Civil.

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