Menu
Pesquisa
Pesquisa
Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > CENTRO NORTE BAIANO
Ouvir Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

CURTO PRAZO

Colbert interdita obra na Câmara e Eremita reage: "pegos de surpresa"

Presidente da Casa Legislativa de Feira de Santana disse que obra é essencial para sanar insalubridades

Por Da Redação

12/01/2024 - 15:20 h
Fachada do prédio anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana
Fachada do prédio anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana -

Após a Prefeitura de Feira de Santana interditar obras que estavam sendo realizadas na Câmara Municipal. De acordo com a gestão municipal, o imóvel se enquadra como Área de Proteção Cultural e Paisagística (APCP), e não pode sofrer quaisquer interferência sem a autorização do Poder Executivo.

A presidente da Casa Legislativa, Eremita Mota, reagiu ao ato e disse que a obra é essencial para sanar as insalubridades do local.

“Lamento que o prefeito não entenda as necessidades de manutenção e reparo nas instalações da Câmara Municipal de Feira de Santana. É de conhecimento de todos as condições insalubres que os frequentadores da Casa da Cidadania vêm passando ao longo dos últimos anos”.

De acordo com o procurador-geral da Câmara, André Novaes, a Prefeitura solicitou em dezembro de 2023 o alvará da obra, sendo encaminhada uma resposta com celeridade, também por intermédio de ofício, informando que em caso de serviço de manutenção e reparo, não seria necessária tal formalidade. Sendo assim, a Prefeitura emitiu comunicado, no qual solicitou relatório mensal e, em menos de 72, horas houve a interdição.

“Nós fomos oficiados no último dia 8 de janeiro pela Sedur, que solicitou relatório mensal das melhorias que estão sendo realizadas. Não é razoável que três dias depois a Prefeitura interdite os trabalhos”, afirma o procurador.

Novaes entende que existe a hipótese de “flagrante abuso", tendo em vista a interferência de um poder nas prerrogativas do outro.

"É como se o Executivo quisesse invadir a Câmara. Aqui é a sede do Poder Legislativo. Conforme a Constituição Federal, os poderes são autônomos, independentes e harmônicos”, explicou.

A obra de manutenção e reparo foi iniciada no último dia 26 de dezembro com o objetivo de maior segurança e conforto aos usuários dos prédios do Legislativo, inclusive nas instalações dos órgãos administrativos, tendo em vista às condições ruins, desde as instalações elétricas até as infiltrações que podem comprometer a estrutura do prédio, de acordo com laudo emitido por engenheiros contratados pela Câmara.

A alerta foi dado ainda no início de janeiro de 2023, quando as chuvas fortes caíram na cidade. O prédio-sede e o anexo da Câmara apresentaram infiltrações no telhado. No imóvel das sessões municipais, parte cedeu e inundou as salas e plenário, o que danificou equipamentos.

“Não podemos deixar o pior acontecer. Precisamos ter respeito ao patrimônio público e às pessoas que trabalham e frequentam a Casa da Cidadania", afirma Eremita Mota. A presidente disse que a intenção é que todos possam ter segurança, já que há riscos nos acentos que estão quebrados nas galerias, onde a população assiste aos trabalhos legislativos.

Imagem ilustrativa da imagem Colbert interdita obra na Câmara e Eremita reage: "pegos de surpresa"
| Foto: Divulgação

O elevador do prédio anexo, bem como o da sede da Câmara, voltados às pessoas com deficiência, estão quebrados e não funcionam há vários anos. Eremita diz ainda que está sendo aproveitado o momento de recesso parlamentar para que sejam efetivadas as melhorias das instalações físicas e a acessibilidade de tais equipamentos públicos importantes, esquecidos, de acordo com ela, por outras gestões. Eremita afirmou que não vai haver mudança na estrutura dos prédios, além da manutenção e reparo.

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Email Compartilhar no X Compartilhar no Facebook Compartilhar no Whatsapp

Tags:

Câmara Municipal Colbert Martins eremita mota feira de santana insalubridade interdição Obra

Cidadão Repórter

Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro

ACESSAR

Siga nossas redes

Siga nossas redes

Publicações Relacionadas

A tarde play
Fachada do prédio anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana
Play

VÍDEO: Improviso em porta de ambulância viraliza em Feira de Santana

Fachada do prédio anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana
Play

Prefeito de Jacobina manobra para reverter cassação de vereador aliado

Fachada do prédio anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana
Play

Pais denunciam precariedade de ônibus escolar em Utinga

Fachada do prédio anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana
Play

Idosa de 93 anos usa maca para ir em banco retirar cartão do INSS

x

Assine nossa newsletter e receba conteúdos especiais sobre a Bahia

Selecione abaixo temas de sua preferência e receba notificações personalizadas

BAHIA BBB 2024 CULTURA ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MUNICÍPIOS MÚSICA O CARRASCO POLÍTICA