PROJETO DE LEI
Feira de Santana: prefeitos e secretários vão ter que divulgar agendas
Informações devem ser divulgados na página oficial da Prefeitura
Por Da Redação
Após um Projeto de Lei ser aprovado na Câmara Municipal de Feira de Santana, prefeito e secretários municipais vão ter que divulgar as agendas de compromissos públicos, além de relatórios de viagens, incluindo audiências, eventos políticos e reuniões governamentais.
O Projeto de Lei no 61/2022 é de autoria do presidente do Legislativo, Fernando Torres (PSD), aprovado na manhã desta terça-feira, 9, em segunda votação, com 14 votos favoráveis, um contrário, do vereador Lulinha (UB) e a abstenção do vereador Marcos Lima (UB).
As informações deverão ser divulgados na página oficial da Prefeitura, enquanto dados adicionais poderão ser registrados em relatórios, que ficarão disponibilizados.
A publicação dos compromissos deve conter local, data e horário de realização. De acordo com o autor da proposta, o objetivo é fazer com que o prefeito e secretários prestem conta das viagens.
“Se tiver alguma viagem e não colocar na agenda é porque tem algum motivo”, disse Fernando Torres.
O presidente afirmou que a transparência é "obrigatória" para o poder público e é um "direito" da população. Ao declarar o voto, o vereador Jurandy Carvalho (PL) disse que a medida dará fim às “farras de viagens”, enquanto José Carneiro (MDB), embora votando favorável, ressaltou que não concorda com “especulações maldosas”. Vale lembrar que a prática já foi adotada em algumas capitais do país, e exemplo de Rio de Janeiro, São Paulo e Recife.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes