BAIXA QUALIDADE
Vereadores questionam qualidade da merenda escolar em Feira de Santana
Parlamentares afirmam que mesmo com verba suficiente, prefeitura não consegue oferecer alimento de qualidade
Mesmo como verba maior que R$ 6 milhões, em recursos federais e estaduais, este ano de 2023, a Prefeitura de Feira de Santana, na gestão do prefeito Colbert Martins (MDB), não vem oferecendo merenda de qualidade aos alunos das escolas da Rede Municipal de Ensino. A afirmação é do vereador Professor Ivamberg (PT).
"Não falta dinheiro, o problema é de gestão", afirmou o petista ao defender nesta terça-feira, 17, na Câmara, a descentralização da compra dos gêneros alimentícios.
A Secretaria de Educação deve deixar com as próprias unidades, a responsabilidade pela aquisição dos produtos. De acordo com ele, a medida beneficiaria a agricultura familiar, fornecedora dos alimentos em cada região, atendendo as realidades locais.
Vereador e também professor, Jhonatas Monteiro (PSOL) citou a Escola João Duarte Guimarães, no bairro Limoeiro, que estaria "o mês inteiro sem merenda".
Mulheres trabalhadoras precisaram se unir para fornecer o alimento aos estudantes. Ele vê problemas de logística na entrega dos produtos às escolas e também na baixa qualidade de proteina: "Não dá para ser arroz o mês inteiro".
Já o vereador Marcos Lima (UB), vice-líder da bancada governista, é preciso apresentar os nomes dos estabelecimentos onde esteja ocorrendo dificuldade com a merenda "para que possamos averiguar e cobrar da Secretaria, pois dinheiro tem e se não há qualidade, nós vamos lá".
Marcos disse que visita várias unidades e verificou que há carne, feijão, arroz e outros itens. "Não ouvi reclamação".
Posicionamento
A Prefeitura de Feira de Santana se manifestou sobre o assunto através de nota enviada pela assessoria de imprensa da administração:
Desde o início do ano letivo em 23 de março de 2023, foram distribuídas mais de 800 toneladas de alimentos, incluindo proteínas, cereais, hortifruti e polpas de frutas para escolas municipais de Feira de Santana.
A Escola Municipal João Duarte Guimarães, no bairro Limoeiro, por exemplo, já recebeu 7.140 quilos de alimentos, incluindo 650 quilos de proteínas.
A seleção cuidadosa desses alimentos pela equipe especializada da Secretaria de Educação reforça o compromisso em proporcionar uma alimentação saudável e nutritiva aos estudantes da Educação Municipal. O cardápio disponibilizado pela Secretaria conta com 5 tipos de proteínas e mais de 30 itens da agricultura familiar.
Reforçamos que todas as unidades são abastecidas regularmente.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes