Busca interna do iBahia
HOME > portalmunicipios > EXTREMO OESTE BAIANO

AÇÃO SOCIAL

Projeto que atende presidiários chega a Barreiras

Ação visa reduzir o encarceramento, sobretudo dos internos em prisão provisória e fortalecer direitos

Da Redação
Por Da Redação
No primeiro dia, foram atendidos, principalmente, internos de outros municípios
No primeiro dia, foram atendidos, principalmente, internos de outros municípios -

Barreiras, a cerca de 800 km de Salvador, é o mais novo destino do projeto “Liberdade na Estrada”. A ação atende presidiários provisoriamente em unidades prisionais, visando reduzir o encarceramento sobretudo dos internos em prisão provisória e fortalecer direitos. O projeto, que fica no município até a próxima sexta-feira, 25, somente no primeiro dia de ação, o mutirão somou 84 atendimentos.

No primeiro dia, foram atendidos, principalmente, internos de outros municípios, como Correntinha, Formosa do Rio Preto, Cocos, Baianópolis, Coribe, Ibotirama e Cotegipe, cidades que não têm sede instalada da Defensoria. Segundo a administração do conjunto penal, 70% dos presos vêm de outras localidades. Ao todo, a unidade prisional abriga 378 internos.

Tudo sobre Extremo Oeste Baiano em primeira mão! Compartilhar no Whatsapp Entre no canal do WhatsApp.

De acordo com Daniel Soeiro, coordenador do Núcleo de Atuação Estratégica (NAE), nos locais onde não há Defensoria, o juiz nomeia um advogado dativo, e segundo ele, muitos atuam sem contato com o acusado. Agora, quando a Defensoria vai aos presídios, possibilita uma comunicação “cara a cara” e mais humanizada, para tirar dúvidas jurídicas, ouvindo o interno, inclusive sobre as instalações prisionais.

César Elpídio, diretor do conjunto penal de Barreiras, lembra que a unidade prisional, que recebe presos de 25 municípios diferentes e que só há Defensoria em três deles: Barreiras, Luís Eduardo Magalhães e Bom Jesus da Lapa. Além disso, o presídio disponibiliza visitação e atendimento jurídico por videoconferência para os internos que não recebem visitas presenciais ou têm advogados em outras cidades.

Durante o atendimento jurídico, estão sendo aplicados questionários socioeconômicos para identificar os perfis dos presos da Bahia. O projeto visa também contribuir para o desencarceramento, sobretudo dos internos em prisão provisória.

Siga o A TARDE no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Compartilhar no Whatsapp Clique aqui

Compartilhe essa notícia com seus amigos

Compartilhar no Whatsapp Compartilhar no Facebook Compartilhar no X Compartilhar no Email

Tags

barreiras liberdade na estrada Presidiários

Relacionadas

Mais lidas