Moradores de Praia do Forte protestam contra gestão de João Gualberto | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Metropolitana

Moradores de Praia do Forte protestam contra gestão de João Gualberto

Principal reivindicação foi contra a instalação da Zona Azul na localidade

Publicado sábado, 12 de novembro de 2022 às 13:11 h | Atualizado em 12/11/2022, 14:02 | Autor: Rodrigo Tardio
Manifestantes reclamaram também da forma que a prefeitura "trata" os nativos
Manifestantes reclamaram também da forma que a prefeitura "trata" os nativos -

Moradores de Praia do Forte, litoral de Mata de São João, fizeram um protesto, na manhã deste sábado, 12, com diversas reivindicações contra a gestão do prefeito João Gualberto (PSDB). A principal queixa é contra a instalação da Zona Azul na localidade, implantada no último dia 1º.

O protesto interditou o acesso principal da Praia do Forte, principal destino turístico do Litoral Norte. Moradores de localidades próximas também participaram do ato.

De acordo com os manifestantes, o sistema pago de Zona Azul emprega "valores abusivos". "Estamos mostrando a insatisfação com esse sistema injusto. Havia outra forma de ordenar o tráfego e evitar a desorganização. Agora além de abusivo, continua desorganizado", disse um morador da região, que não quis se identificar.

Além da queixa com a nova cobrança, os manifestantes reclamam ainda da forma que a prefeitura trata os nativos. "Estamos cada vez mais sufocados. O prefeito demarca terras e praticamente expulsa ou tenta expulsar os nativos aos poucos para interesses dele e da gestão", disse o aposentado José Farias.

Outra insatisfação, desta vez vinda de parte dos comerciantes, é a pouca disponibilidade da Zona Verde, que foi destinada para esse público. Segundo os empresários, o sistema não atende a demanda, o que força os donos de comércio a recorrer à Zona Azul.

"Imagine a gente que investe no lugar, gera empregos e ainda vai ter que pagar estacionamento na rua? Isso não é justo", finaliza um comerciante local.

Publicações relacionadas