Festa de Iemanjá é celebrada em Cachoeira neste domingo | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Recôncavo Baiano

Festa de Iemanjá é celebrada em Cachoeira neste domingo

Evento é realizado sempre no domingo que sucede a Festa de Iemanjá de Salvador, no dia 2

Publicado sexta-feira, 03 de fevereiro de 2023 às 12:30 h | Atualizado em 03/02/2023, 12:35 | Autor: Da Redação
“A nossa cidade respira cultura, fé e ancestralidade", disse a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga
“A nossa cidade respira cultura, fé e ancestralidade", disse a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga -

A tradicional Festa de Iemanjá de Cachoeira vai ocorrer neste domingo, 5, e será realizada pela prefeitura do município do Recôncavo, por meio da Secretaria de Reparação da Igualdade Racial, e pela comissão formada pelos terreiros de Candomblé, representada pelo Terreiro Secular Viva Deus, que foi escolhido como responsável deste ano através de sorteio.

O evento é realizado sempre em um domingo do mês de fevereiro após a Festa de Iemanjá de Salvador, que acontece sempre no dia 2.

“A nossa cidade respira cultura, fé e ancestralidade. A Festa de Iemanjá é uma das mais importantes celebrações afro-brasileiras na Bahia e no Brasil. Convidamos  todos e todas para participarem deste momento histórico de saudação à Rainha do Mar”, disse a prefeita de Cachoeira, Eliana Gonzaga (Republicanos).

História

A Festa de Iemanjá que acontece em Cachoeira vem de uma antiga tradição em que operários fumageiros se reuniam em um dia do mês de fevereiro para depositarem presentes na Pedra da Baleia. O cortejo saía de Cachoeira no cais ao lado da estação ferroviária.

Segundo Cacau Nascimento, o povo de candomblé há muito tempo sacralizou a Pedra da Baleia a partir de uma lenda segundo a qual Iemanjá atravessou o Atlântico para socorrer seus filhos escravizados, e vendo a situação deles quando entrou no Rio Paraguaçu, decidiu ficar transformando-se numa grande pedra.

Programação

6h – Alvorada

9h - Entrega dos presentes no porto

15h - Xirê

16h - Cortejo de entrega dos presentes para a Pedra da Baleia no Rio Paraguaçu, com a participação de todos os terreiros de Candomblé locais e de cidades do Recôncavo Baiano.

Publicações relacionadas

MAIS LIDAS