Vereador chama primeira dama de Itabuna de "cachorra" | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Sul Baiano

Vereador chama primeira dama de Itabuna de "cachorra"

Motivo do ataque foi pelo fato de Andréa Castro ter desistido de ser candidata a deputada estadual em 2022

Publicado quarta-feira, 21 de junho de 2023 às 15:04 h | Atualizado em 21/06/2023, 17:45 | Autor: Rodrigo Tardio
Atitude do parlamentar, Danilo da Nova Itabuna (UB), foi repudiada por movimentos de defesa da mulher
Atitude do parlamentar, Danilo da Nova Itabuna (UB), foi repudiada por movimentos de defesa da mulher -

O vereador do município de Itabuna, Danilo Freitas Santos, conhecido como Danilo da Nova Itabuna (UB), fez uma comparação infeliz, durante sessão na Câmara Municipal local, nesta quarta-feira, 21, relacionando a primeira dama do município, Andréa Castro, a uma "cachorra".

Em vídeo compartilhado nas redes sociais, o parlamentar diz que o motivo do ataque foi pelo fato de Andréa Castro ter desistido de ser candidata a deputada estadual em 2022

 

 

A presidente do União Brasil Mulher Bahia, Iris Azi, disse que esse é mais um caso lamentável de violência política.

"A postura de um parlamentar, sobretudo durante uma sessão na Casa Legislativa, não pode ser baseada neste tipo de violência. Repudio veementemente a atitude do parlamentar", disse Iris Azi.

A superintendente de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, da Secretaria de Proteção para as Mulheres, Camila Santana, classificou o ato como "absurdo".

"Não podemos mais aceitar esse tipo de violência, sobretudo na esfera política. É uma postura agressiva, machista e misógina", afirmou Camila.

Em nota, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro (PSD), repudiou a atitude do vereador e disse que é inadmissível e inaceitável que "um representante do povo utilize linguagem degradante e ofensiva para se referir à primeira-dama, advogada, mãe, esposa e mulher, Andrea Castro. Comparar uma mulher a uma expressão pejorativa e depreciativa é um desrespeito não apenas à sua dignidade, mas a todas as mulheres que lutam diariamente por igualdade e respeito", disse.

O prefeito disse ainda esperar que a Câmara Municipal tome as devidas providências para repreender a atitude, que de acordo com ele, mostra a intolerância e a discriminação que não cabe mais no cenário político.

Em nota o vereador Danilo Freitas Santos disse que "em momento algum teve a intenção de ofender a primeira dama". Disse ainda que "sempre teve uma relação respeitosa com André Castro e admira como mulher mãe advogada e esposa".

A reportagem entrou em contato com a primeira-dama, Andréa Castro, porém não atendeu as ligações.

Publicações relacionadas