Unidade de Alta Complexidade em Oncologia começa a funcionar nesta segunda em Juazeiro | A TARDE
Atarde > Portal Municípios > Vale do São Francisco

Unidade de Alta Complexidade em Oncologia começa a funcionar nesta segunda em Juazeiro

Publicado sábado, 12 de setembro de 2020 às 08:20 h | Atualizado em 12/09/2020, 09:46 | Autor: Da Redação
A nova unidade oferecerá atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento.
A nova unidade oferecerá atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento. -

Primeiro equipamento a oferecer serviço de radioterapia e braquiterapia do interior, a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON) começará o atendimento ao público a partir desta segunda-feira (14). Inaugurada nessa sexta-feira (11), a UNACON foi construída pelo governo estadual com investimento de mais de R$ 30 milhões em recursos, aplicados em obra e equipamentos.

O governador Rui Costa classificou a unidade como um divisor de águas no tratamento oncológico ofertado na região Norte da Bahia. "A entrega da UNACON faz parte da estratégia do Governo do Estado de descentralizar atendimentos de alta complexidade na Bahia, regionalizando serviços da saúde pública. O objetivo é oferecer serviços de qualidade em todas as regiões, e não somente na capital. Aqui, no Hospital do Câncer em Juazeiro, já estamos estudando a ampliação da unidade, para instalar mais 100 leitos, fazendo com que o hospital tenha ainda mais produtividade e maior volume na sua atuação", disse Rui Costa, durante a inauguração.

Anexa ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), no bairro Santo Antônio, a nova unidade ocupa seis pavimentos, totalizando uma área construída de 4.145,52 metros quadrados. O Hospital do Câncer oferecerá atendimento a pacientes com todos os tipos de câncer e em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento.

Um acelerador linear, equipamento utilizado no tratamento radioterápico, será instalado na unidade nos próximos dias, conforme Rui Costa. Este dispositivo tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano. Pacientes chegarão à unidade por meio de regulação feita pela Central de Marcação municipal, mediante disponibilidade de vagas.

Publicações relacionadas