CANTINHO DO DESABAFO
Ação gratuita de escuta e acolhimento acontece na Estação Rodoviária
Iniciativa acontece nesta sexta-feira, 25, das 13h às 19h
Por Isabela Cardoso
No meio do dia a dia, muitas pessoas encontram dificuldades para expressar suas emoções, e uma palavra amiga pode ser transformadora em momentos desafiadores. Buscando oferecer suporte emocional, uma ação gratuita de acolhimento e apoio aos passageiros acontece nesta sexta-feira, 25, das 13h às 19h, na Estação Rodoviária, em Salvador.
A iniciativa é promovida pela CCR Metrô Bahia, responsável pela operação do sistema metroviário na capital baiana e em Lauro de Freitas, em parceria com o Instituto Help.
Chamada de "Cantinho do Desabafo", a ação oferece atendimentos feitos por voluntários do Instituto Help. É uma oportunidade gratuita para os passageiros que enfrentam ansiedade, estresse e depressão compartilharem suas angústias e encontrarem conforto através de uma conversa acolhedora e empática, garantindo o bem-estar e a saúde emocional que precisam.
O projeto integra o programa "Caminhos para a Saúde", com foco em saúde mental. Além do atendimento, a ação de escuta também distribuirá mais de duas mil cartas de apoio emocional a quem passar pela estação metroviária.
“Além de uma viagem de metrô, a gente procura trazer um ambiente acolhedor para os clientes, aqueles que necessitam atenção, aqueles que se sentem tristes, deprimidas, angustiadas, ansiosas, que queiram ouvir uma palavra de acolhimento, de conforto”, explica Anaclea Vasconcelos, analista de Responsabilidade Social da CCR Metrô Bahia.
Segundo a CCR Metrô, no primeiro semestre de 2024, centenas de pessoas foram beneficiadas com essa abordagem. A ação acontece desde 2022 e, este ano, está na quinta edição. O projeto caminha pelas estações de metrô de Salvador de forma itinerante e terá outra edição em dezembro, afirma Anaclea.
“Em dezembro teremos mais uma, no dia 10 de dezembro, na Estação Águas Claras, será a última do ano, completamento seis edições de apoio emocional”, completa a analista.
De acordo com Rillen Cabral, um dos coordenadores do Institudo HELP, as estações de metrô foram escolhidas para a realização da ação por ser lugares estratégicos de circulação de pessoas.
“As pessoas passam, vão e vem do trabalho, vão para casa, tem uma carga de pensamento negativo muito grande por conta dos seus muitos problemas, tem histórico de tentativa de suicidio em metrô. O help está aqui para dar todo apoio, dando a cartinha com a palavra motivacional, temos o cantinho que é a escuta”, ressalta xx.
Rillen disse ainda que as ações de apoio emocional também acontecem fora da capital baiana. As escolas são os pontos principais, onde acontecem as palestras.
“Uma das palestras mais utilizadas é a batalha de pensamento, onde falamos da luta do pensamento positivo contra o pensamento negativo. é uma palestra que realizamos dentro da escola porque é um assunto recorrente. Muitos alunos já atendemos em crise de ansiedade dentro da sala de aula”, conclui Cabral.
Compartilhe essa notícia com seus amigos
Cidadão Repórter
Contribua para o portal com vídeos, áudios e textos sobre o que está acontecendo em seu bairro
Siga nossas redes